Um ensino ilustrativo de teatro: raça, gênero, sexualidade e classe social em livros didáticos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0202Palavras-chave:
Livro didático, Novo Ensino Médio, Teoria Queer, Teatro na Educação Básica, Pedagogia das Artes CênicasResumo
Este artigo analisou se o ensino de teatro tem tensionado as relações de poder dominantes e seus regimes regulatórios nas 54 obras didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático - PNLD de 2021 para o Novo Ensino Médio - NEM, na área de Linguagens e suas Tecnologias. Buscou-se analisar, por meio da Teoria Queer e dos estudos de Gênero, se os livros didáticos lançam perspectivas críticas, nos conteúdos e atividades de teatro, por meio das categorias raça, gênero, sexualidade e classe social. A análise tem como objetivo auxiliar na elaboração de futuros livros didáticos, bem como contribuir para a formação de docentes nos cursos de licenciatura em Teatro. Concluiu-se que, a partir das categorias elencadas, o ensino de teatro se apresentou meramente ilustrativo nos livros didáticos.
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