Políticas e poéticas do circo contemporâneo em Sisma, Tra Tra e corpo-árvore

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0106

Palavras-chave:

Artes circenses, Circo contemporâneo, Poéticas circenses

Resumo

A partir da observação de três trabalhos cênicos inseridos no contexto do chamado circo contemporâneo, o artigo busca colaborar para o aprofundamento do conhecimento sobre a classificação de contemporaneidade no circo, buscando entender as representações e práticas que a sustentam. As categorias de análise e observação mobilizadas residem na zona de intersecção entre as dimensões das poéticas e das políticas. Os trabalhos observados são concebidos e realizados por artistas mulheres ou pessoas não-binárias, e portanto o artigo também tangencia aspectos da discussão de gênero. A pesquisa envolveu um trabalho de campo que incluiu entrevistas com as autoras, bem como observação empírica e/ou participante do processo de criação e de outros espaços de discussão sobre as obras.

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Biografia do Autor

Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, São Paulo State University

Pós-doutorado pelo Instituto de Artes/Unesp. Doutora pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestre pela FFLCH-USP. Artista circense, pesquisadora e professora assistente do Departamento de Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp).

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Carolina Vasconcelos. Políticas e poéticas do circo contemporâneo em Sisma, Tra Tra e corpo-árvore. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1–29, 2023. DOI: 10.5965/1414573102472023e0106. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23196. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artes do Palhaço, Artes do Circo, Circo-Teatro e Comicidade Popular II