Projeto Geringonça e suas coisas: intermedialidades na dramaturgia do circo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102472023e0301

Palavras-chave:

Circo, Mídia, Intermedialidade, Dramaturgia do circo

Resumo

Neste artigo foi apresentado o modo como as mídias estão presentes e se relacionam no processo artístico Geringonça, proposto pelo coletivo circense brasiliense Instrumento de Ver a partir da identificação e criação de categorias que permitiram apontar as intermedialidades propostas. Foi escolhido o conceito de mídia como modo de expressão e objetos que organizam, transportam, guardam ou alteram a nossa percepção de mundo e atuam como meios para a produção de sentido, dentro da perspectiva da intermedialidade. Foi considerada ainda a importância do estudo de diferentes procedimentos criativos circenses para propor pistas voltadas à compreensão da escrita e dramaturgia do circo. A partir da pesquisa pudemos perceber que a escrita do espetáculo de circo coloca as intermedialidades em evidência, ressaltando o contraste entre diferentes mídias, em uma equivalência de importâncias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Henning, University of Brasília

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Especialização em Gestão Cultural pela Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Graduação em Psicologia pela UnB.

Referências

CARVALHO, Edilson Oliveira de. [Entrevista cedida a] HENNING, Julia. Em:. Poéticas circenses contemporâneas - intermedialidade e o coletivo Instrumento de Ver. Dissertação de mestrado. Universidade de Brasília, 2018.

ISAACSON, Marta. Entre Dois, Cena e Imagem em Captação ao Vivo. Em: Revista

Cena, Porto Alegre, n. 25, p. 2535 mai-ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/issue/view/3476 . Acesso em: 12 jan. 2023.

MÜLLER, Adalberto. Linhas imaginárias: poesia, mídia, cinema. Porto Alegre, RS: Sulina, 2012.

HENNING, Julia. As coisas do circo: uma reflexão sobre intermedialidade, dramaturgia e o contemporâneo. Em. Grafias Circenses, 2021. SESC. Disponível em:

https://circos.sescsp.org.br/2021/08/30/grafias-circenses-publicacao-reune-artigos-sobre-a-linguagem-do-circo/

HENNING, Julia. Poéticas circenses contemporâneas - intermedialidade e o coletivo Instrumento de Ver. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34260.

SILVA, Ermínia. Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no

Brasil. São Paulo: Altana, 2007.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

HENNING, Julia. Projeto Geringonça e suas coisas: intermedialidades na dramaturgia do circo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 47, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5965/1414573102472023e0301. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/23224. Acesso em: 3 maio. 2024.