Sensorialidade no espaço cênico: Vestido de Noiva | Roda Viva | Trate-me Leão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103452022e0114

Palavras-chave:

Cenografia, Arquitetura sensorial, Vestido de Noiva, Roda Viva, Trate-me Leão

Resumo

O artigo trata a sensorialidade na condição de atributo dos espaços cênicos e arquitetônicos onde aconteceram montagens das peças Vestido de Noiva, Roda Viva e Trate-me Leão, as quais foram encenadas no Rio de Janeiro no Theatro Municipal em 1943, no Teatro Princesa Isabel em 1968, e no Teatro Dulcina em 1977, respectivamente. Apresentamos a forma sob a qual a “sensorialidade” promoveu a quebra da “quarta parede”, buscando demonstrar que tal situação proporcionou aos espectadores excepcional experiência imersiva que se tornou de interesse histórico. Destacamos que os teatros onde as três peças estrearam possuem palcos do tipo italiano; além disso, ressaltamos que, àqueles tempos ditatoriais, as referidas montagens de Roda Viva e Trate-me Leão foram censuradas e os atores foram vítimas de violência e agressões.

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Biografia do Autor

Delano Delfino, Universidade Veiga de Almeida

Mestrando pelo programa de Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-graduado em Design de Interiores pela Universidade Veiga de Almeida. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estácio de Sá. Formação complementar em Técnico em Edificações, Escola Técnica Silva e Souza. Pesquisador na FAU/UFRJ. 

Cêça Guimaraens, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-doutorado em Museum and American Studies na New York University - NYU/USA (2004-2005). Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (1999). Doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012). Mestrado em Teorias da Comunicação e da Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- 1993).  Professora Associada aposentada da UFRJ e professora colaboradora do Proarq/UFRJ e DAU/UERJ. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1970). Pesquisadora, consultora ad hoc e bolsista da Facepe, Mast/UniRio e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Weber Schimiti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura  (PROARQ/UFRJ). Bolsista CAPES (2019/2020). Especialista em Arquitetura - Conforto Ambiental pela FAU-UFRJ (1989). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo CAU - Universidade Federal do Paraná (1988). Professor Substituto no Departamento de Projeto de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura - UFRJ (2020-2022).

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Publicado

2022-12-12

Como Citar

DELFINO, Delano; GUIMARAENS, Cêça; SCHIMITI, Weber. Sensorialidade no espaço cênico: Vestido de Noiva | Roda Viva | Trate-me Leão. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0114. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22680. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Cidades, espaços teatrais e experiências artísticas