A visão encarnada do espectador: Formas de perceber, habitar e criar paisagens
The embodied view of the spectator: Ways to perceive, inhabit and create landscapes
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731023820200016Palavras-chave:
Visão encarnada, Dança Contextual, Espectador, PaisagemResumo
Este trabalho teve como ponto de partida a problematização da relação entre corpo e espaço presente na dança realizada em salas de ensaio e em teatros italianos, questionando as ideias de um espaço neutro para o bailarino e de um único ponto de vista ideal para o espectador, e reconhecendo as relações de poder inerentes a essas espacialidades. A partir da reflexão sobre as criações em dança contextuais do projeto Corpo e Paisagem, defendeu-se a importância de práticas artísticas de posicionamento realizadas a partir de saberes localizados e de uma visão encarnada e contextualizada, para então rever os papéis do artista e do espectador e suas relações contemplativas e compositivas com a paisagem e com a obra artística.
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