OCDE e Educação teatral
DOI:
https://doi.org/10.5965/14145731033920200501Palavras-chave:
OCDE, PISA, Educação teatral, Políticas educacionais, Andreas SchleicherResumo
Entrevista realizada por escrito em maio de 2020 com Andreas Schleicher, diretor de educação da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, enfocando questões educacionais que direta ou indiretamente dizem respeito à educação teatral. Foram também entrevistados Stéphan Vincent-Lancrin, Ellen Winner e Thalia Goldstein, autores de livro da OCDE dedicado ao ensino de artes em escolas. Os assuntos abordados giraram em torno da importância da educação artística, conexões da educação artística com competências, políticas públicas em educação e agenda econômica mundial. A entrevista é precedida por uma apresentação de autoria do entrevistador.
Downloads
Referências
BIESTA, Gert. Interrupting the politics of learning. In: ILLERIS, Knud. Learning Theorists… In Their Own Words. New York: Routledge, 2018.
BORDEAUX, Marie-Christine (coordinatrice générale). L'évaluation des “effets » de l’éducation artistique et culturelle - Étude méthodologique et épistémologique (rapport finale). GRESEC – Université Grenoble Alpes / ECP – Université Lyon 2, août, 2016. Disponível em: https://recherche.univ-lyon2.fr/ecp/ressources/axe-3/levaluation-des-effets-de-l2019education-artistique-et-culturelle-etude-methodologique-et-epistemologique/view
BOTTON, Alain de. The School of Life: An Emotional Education. London: Hamish Hamilton, 2019.
DAWSON, Katie, KIGER LEE, Bridget. Drama-based Pedagogy – activating learning across the curriculum. Bristol (England): Intellect Books, 2018.
HETLAND, Lois, WINNER, Ellen, VEENEMA, Shirley, SHERIDAN, Kimberly. Studio Thinking: The Real Benefits of Visual Arts Education. New York: Teachers College Press (Columbia University), 2007.
JOHNSON, Mark. The body in the mind – the bodily basis of meaning, imagination, and reasoning. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
LAKOFF, George. Women, fire, and dangerous things – what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa – o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
OCDE (OECD). OECD Future of Education and Skills 2030. OECD Learning Compass 2030 - A Series of Concept Notes. Paris: OECD Publishing, 2019. Disponível em: http://www.oecd.org/education/2030-project/teaching-and-learning/learning/learning-compass-2030/OECD_Learning_Compass_2030_Concept_Note_Series.pdf
OCDE (OECD). Students’ Well-Being. PISA 2015 Results (Volume III). Paris: PISA, OECD Publishing, 2017. http://dx.doi.org/10.1787/9789264273856-en
OCDE (OECD). Skills for social progress: the power of social and emotional skills. Paris: OECD skills Studies, OECD Publishing, 2015. Disponível em: https://www.oecd.org/education/skills-for-social-progress-9789264226159-en.htm
PEREIRA, Rodrigo da Silva. Proposições da OCDE para América Latina: o PISA como instrumento de padronização da educação. In: RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. esp. 3, p. 1717-1732, out., 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12756
REINO UNIDO. Oral evidence: Fourth Industrial Revolution. Witness: Andreas Schleicher. Tuesday 26 February 2019. House of Commons, 2019. Disponível em: http://data.parliament.uk/writtenevidence/committeeevidence.svc/evidencedocument/education-committee/fourth-industrial-revolution/oral/97393.html
SCHLEICHER, Andreas. Primeira Classe: como construir uma escola de qualidade para o século XXI. Paris: OECD Publishing, 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/publications/primeira-classe-7475e4e1-pt.htm
VARELA, Francisco, ROSCH, Eleanor, THOMPSON, Evan. A mente incorporada – ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VINCENT-LANCRIN, Stéphan, GONZÁLEZ-SANCHO, Carlos, BOUCKAERT, Mathias, DE LUCA, Federico, FERNÁNDEZ-BARRERA, Meritxell, JACOTIN, Gwénaël, Joaquin Urgel, VIDAL, Quentin. Desenvolvimento da Criatividade e do Pensamento Crítico dos Estudantes - O que significa na escola. São Paulo: Fundação Santillana, 2020. Disponível em https://fundacaosantillana.org.br/2020/03/05/desenvolvimento-da-criatividade-e-do-pensamento-critico-dos-estudantes/
WINNER, Ellen, GOLDSTEIN, Thalia, VINCENT-LANCRIN, Stéphan. Art for Art’s sake?: the impact of arts education. Paris: Educational Research and Innovation, OECD Publishing, 2013. http://dx.doi.org/10.1787/9789264180789-en . Versão resumida em espanhol disponível em: https://www.oecd.org/education/ceri/ES_ARTS_overview_V5_print.pdf
YDESEN, Christian (Editor). The OECD’s historical rise in education – The formation of a global governing complex. Cham (Switzerland): Palgrave Macmillan, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)