Pink Bloc e Black Bloc: Imaginação, estética e teatralidade na resistência política

Autores

  • Fátima Costa de Lima Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil
  • Everton Lampe de Araújo Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573103332018062

Resumo

O artigo discute iniciativas em que os debates de gênero existem e divergem dentro de organizações populares anticapitalistas. Apresenta como objetos de análise o pink bloc e o black bloc como táticas políticas e práticas cênicas - como o uso de máscaras, gestos, coralidades e cenografias – que auferem o modo como o teatro pode contribuir para a estruturação de organizações e movimentos sociais. Os objetivos do artigo são os de desmascarar a criminalização destas experiências coletivas e mostrar usos da imaginação estética em movimentos de periferia contra as políticas públicas de Estados autodenominados democráticos. 

 

 

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Biografia do Autor

Fátima Costa de Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil

Fátima Costa de Lima

Professora pesquisadora do Departamento de Artes Cênicas e do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC.

 

Everton Lampe de Araújo, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC, Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC.

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Publicado

2018-11-19

Como Citar

LIMA, Fátima Costa de; ARAÚJO, Everton Lampe de. Pink Bloc e Black Bloc: Imaginação, estética e teatralidade na resistência política. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 33, p. 062–073, 2018. DOI: 10.5965/1414573103332018062. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018062. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - Teatros Feministas: Lutas e Conquistas