Estudo das possibilidades de iluminação cênica no Theatro José de Alencar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101372020290

Palavras-chave:

Iluminação cênica, teatro, possibilidades luminotécnicas

Resumo

Esse artigo é um estudo das possibilidades relacionadas à iluminação cênica em um teatro monumento, o Theatro José de Alencar. O estudo foi desenvolvido partir de três etapas de coleta de dados: visita em campo, pesquisa documental e entrevistas. Para tal, foi criado e utilizado um guia, fundamentado em teóricos, como Simões (2015), Barroso (2002) e Camargo (2000), a fim de discutir e relacionar possibilidades cênicas na execução de projetos luminotécnicos. A pesquisa documental buscou informações históricas sobre as estruturas cenotécnicas do referido teatro. Das entrevistas se colheu dados empíricos envolvendo a iluminação cênica para, através de análise comparativa com as estruturas luminotécnicas avaliadas, encontrar um repertório de possibilidades técnico-artísticas para o referido teatro, a partir das visitas realizadas. Através do levantamento e da análise das possibilidades de iluminação cênica desse equipamento, esse estudo acredita poder contribuir assim para fortalecer o Theatro José de Alencar, ao produzir uma pesquisa que pode auxiliar os profissionais que se utilizam dele com subsídios técnicos mais precisos para a realização de seus projetos e criações. 

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Biografia do Autor

Walter Façanha Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará. Pós-graduado em Iluminação Aplicada: Arte, Arquitetura e Engenharia, pela Universidade Cruzeiro do Sul. Engenheiro Eletricista, formado pela Universidade Federal do Ceará.

Francimara Nogueira Teixeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Fran Teixeira (Francimara Nogueira Teixeira) é diretora de teatro e artista do Teatro Máquina (Fortaleza-CE). Sua pesquisa aborda principalmente a poética brechtiana, seus modelos de encenação e a dramaturgia das peças didáticas.Participa dos Programas de Pós-Graduação em Artes do ICA/UFC e do IFCE. É professora da Licenciatura em Teatro do IFCE, curso que atualmente coordena. 

Gilson Brandão Costa, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Doutor em Artes pela UFMG, com tese sobre o Teatro Radical Brasileiro, criado pelo ator, diretor e dramaturgo Ricardo Guilherme. Graduação em letras pela Universidade Federal do Ceará (1991) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professor de Teoria e Prática Teatral, no Curso de Licenciatura em Teatro, na Universidade Federal do Ceará.

Referências

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Publicado

2020-04-17

Como Citar

FREITAS, Walter Façanha; TEIXEIRA, Francimara Nogueira; COSTA, Gilson Brandão. Estudo das possibilidades de iluminação cênica no Theatro José de Alencar. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 290–311, 2020. DOI: 10.5965/1414573101372020290. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101372020290. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - A LUZ EM CENA: Interfaces e aprendizados