Tecnologia na iluminação cênica e a capacitação profissional: autonomia/procedimentos automatizados
DOI:
https://doi.org/10.5965/1414573101372020196Palavras-chave:
Tecnologia, Iluminação cênica, capacitação profissional, autonomia, procedimentos automatizadosResumo
A tecnologia na iluminação cênica passou por sucessivas e constantes atualizações nos últimos anos, e um dos propósitos da indústria tem sido a fidelização de seus usuários. O presente texto apresenta uma reflexão sobre as influências desse contexto na capacitação dos profissionais. Reflito se a tecnologia pode condicionar a automatização dos procedimentos destinados à referida atividade artística. Para tanto, reúno fatos referentes à implantação dos sistemas de controle digital no Brasil; e, em seguida, exponho alguns procedimentos utilizados por artistas e técnicos envolvidos na iluminação. Por fim, especulo se mais influências promovidas pela tecnologia podem trazer consequências relevantes para o desenvolvimento de projetos de luz no teatro.
Downloads
Referências
ABOUT Avolites. Avolites.[2018?] Disponível em: http://support.avolites.com/company/avolites-history. Acesso em: 20 out. 2019.
ALBUQUERQUE, Rodney. Devmedia. 2016. Disponível em: https://www.devmedia.com.br/nocoes-basicas-de-algoritmo/26405. Acesso em: 20 out. 2019.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2017.
CAMARGO, Roberto Gill. Função Estética da Luz. Sorocaba: TCM Comunicação, 2000.
COSTA, Ronaldo Fernando. Iluminação Cênica e uma construção do espetáculo: uma abordagem pedagógica. Anais ABRACE, Volume 9, n 1, 2008, p. 1-6.
DULTRA, Pedro. Em cena: o Iluminador. Rio de Janeiro: Musica e Tecnologia, 2012.
EIRADO, A.; PASSOS, E. A noção de autonomia e a dimensão do virtual. Psicol Estudo, 9 (1), 2004, p. 77-85.
LUCIANI, Nadia Moroz. Iluminação cênica: uma experiência de ensino fundamentada nos princípios do design. Florianópolis, 2014. Dissertação (Mestrado) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina. Disponível em: http://www.tede.udesc.br/handle/tede/1190. Acesso em: 15 jan. 2020.
MUMFORD, Lewis. Arte & Técnica. Porto, Portugal: Martins Fontes, 1986.
TUDELLA, Eduardo. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: Edufba, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Urdimentoe que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Urdimento e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons– (CC BY 4.0)