Caboclos, guerreiras, artistas de f(r)icção: cravos e pérolas d’alma

Autores

  • Luciana de Fatima Rocha Pereira de Lyra Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo-SP Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro -RJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102252015072

Resumo

Tomando como metáforas, as atuações dos caboclos de lança e das mulheres guerreiras da zona da mata norte de Pernambuco, o presente trabalho tece uma rede de reflexões acerca do sagrado encontro entre artistas e público nas artes cênicas e sobre a papel atoral na magia desta relação. Como desdobramento destas reflexões, descortina-se a Mitodologia em Arte, como uma prática de existência, como um complexo de procedimentos que estimulam a eclosão do Artista de F(r)icção, um agente incondicional da magia do encontro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Fatima Rocha Pereira de Lyra, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo-SP Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro -RJ

Atriz, performer, dramaturga, diretora, professora de Teatro e escritora. Professora Adjunta do Departamento de Ensino de Arte e Cultura Popular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo. Professora visitante e Pós doutoranda em Artes Cênicas, pelo Programa de Pós graduação em Artes Cênicas da UFRN. Pós-doutora em Antropologia, pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), é também Mestre e Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (IA/UNICAMP-SP). Especialista em Ensino da História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ainda possui o título de Bacharelado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP-PE). Atuou como docente da graduação em Artes e da pós graduação lato sensu da Universidade Guarulhos (UNG), da graduação em teatro e pós graduação lato sensu da Faculdade Paulista de Arte (FPA), em São Paulo, e também foi mestre da Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT). É integrante do grupo de pesquisa em Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA-USP), do grupo Poéticas Atorais (UNESP), do Terreiro de Investigações Cênicas (UNESP) e do grupo ÍMAN (Imagem, mito e imaginário nas artes da cena) (UFG). Atua na Companhia de teatro OS FOFOS ENCENAM, da Cooperativa Paulista de Teatro e dirige seu próprio estúdio de investigação UNA(L)UNA - PESQUISA E CRIAÇÃO EM ARTE. Formanda no Método Feldenkrais de educação somática pelo Feldenkrais International Trainning.

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

LYRA, Luciana de Fatima Rocha Pereira de. Caboclos, guerreiras, artistas de f(r)icção: cravos e pérolas d’alma. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 25, p. 072–083, 2015. DOI: 10.5965/1414573102252015072. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101252015072. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: O sagrado no teatro e o teatro no sagrado