Livros didáticos de História da rede salesiana de escolas: prescrições e usos
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175180304022012046Mots-clés :
livro didático, ensino de história, Rede Salesiana de EscolasRésumé
O livro didático é um dos dispositivos da educação escolar marcado por um emaranhado conjunto de interesses dos autores, editores, gestores institucionais, entre outros envolvidos no processo de sua fabricação. É um artefato impresso que se constitui em fonte inesgotável de pesquisa, especialmente, no que tange aos usos feitos por professores e estudantes. Assim, neste artigo, objetiva-se apresentar questões em torno da coleção de livros didáticos de História para o ensino médio da Rede Salesiana de Escolas (RSE), em Santa Catarina: contexto de fabricação, prescrições por parte da Rede e autores, sua utilização por cinco professores e 173 estudantes do ensino médio. Observou-se que o professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem influi na forma como os estudantes se apropriam e produzem representações acerca do livro didático e do conhecimento histórico.
Téléchargements
Références
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
_____. O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2006.
BISEWSKI, Osvaldo. Práticas de formação continuada de professores: estudo de caso na rede Salesiana de Escolas. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências). Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.CAIMI, Flávia Eloisa. História escolar e memória coletiva: como se ensina? Como se aprende? In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca. (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 65-79.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. Mercado do livro didático no Brasil:do Programa Nacional do Livro Didático à entrada do capital internacional espanhol (1985 a 2007). Tese (Doutorado em Educação). PUC, São Paulo, 2007.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro:do leitor ao navegador. Tradução: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Unesp, 1998.
_____. À beira da falésia:a história entre certezas e inquietudes. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
_____. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução: Mary Del Priore. Brasília: Unb, 1999.
_____. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução: Maria Manuel Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre: n. 2, p. 177-229, 1990.
FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 9. ed. Tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1990.
GRANGEIRO, Cândido Domingues; MACHADO, Ronilde R ocha. História: ensino médio, 2º ano. Brasília: CIB - Cisbrasil, 2005. (Coleção RSE, MH2A).
_____. História: ensino médio, 3º ano. Brasília: CIB – Cisbrasil, Brasília: 2006. (Coleção RSE, MH3A).
ULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: n. 1, p. 9-44, 2001.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado:contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução: Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC, 2006.
LOPES, Alice C asimiro. Conhecimento escolar: processos de seleção cultural e de mediação didática. Educação & Realidade. Rio Grande do Sul: 22(1): 95-112, jan/jun 1997.
MAGALHÃES, Justino. O manual escolar no quadro da história cultural: para uma historiografia do manual escolar em Portugal. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 1, p. 5-14, set./dez./2006.
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca. (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
ROTA, Paulo Jorge S torace; MACHADO, Ronilde R osa. História: ensino médio, 1º ano. 2. ed. Brasília: CIB - Cisbrasil, 2009. (Coleção RSE, MH1A).
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.
VEIGA, C ynthia G reive. A escolarização como projeto de civilização.Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Anped, n. 21, p. 90-103, set/ out/ nov/ dez 2002.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Tempo e Argumento 2012
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.