O popular em registro: universidades, museus e imagens em jogos de patrimonialização no Nordeste

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180316422024e0103

Palabras clave:

popular, universidade, patrimonialização, Nordeste - Brasil

Resumen

Em meio a jogos de patrimonialização, o objetivo deste artigo é pontuar alguns movimentos de registro e estudos da arte e da cultura populares do Nordeste, nos anos de 1960, com enfoque no papel das universidades. Após tomarmos como objeto de análise a construção dos sentidos do popular no Movimento Folclórico Brasileiro-MFB, analisamos a mobilização do conceito de cultura popular presente nas experiências do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará-MAUC, na criação do Museu de Arte Popular da Universidade Federal da Bahia-MAP e no Instituto de Estudos Brasileiros-IEB da Universidade de São Paulo-USP. No estudo, situamos o jogo com imagens do popular que fazem via, respectivamente, a formação da Coleção de Arte Popular, a montagem de exposições do Nordeste e o registro audiovisual pelo cinema documentário.

 

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Publicado

2024-10-11

Cómo citar

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. O popular em registro: universidades, museus e imagens em jogos de patrimonialização no Nordeste. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 16, n. 42, p. e0103, 2024. DOI: 10.5965/2175180316422024e0103. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180316422024e0103. Acesso em: 21 nov. 2024.