Memória e ensino de história: as interfaces entre a formação e o saber de professoras
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175180305092013134Palavras-chave:
memória de professoras, memória, ensino de história, formação de professores, formação docenteResumo
Este artigo pretende apontar reflexões sobre as experiências de professoras de História, e interpretar o processo de formação, suas implicações e tensões no fazer docente, desde os elementos simbólicos, as escolhas, as trajetórias no fazer de professorasDownloads
Referências
ABRAHÃO, M. H. M. B. O professor e o ciclo de vida profissional. In: ENRICONE,D. Ser professor. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 9-23.
AZEVEDO, Joanir G. & ALVES, Neila G. (Orgs.). Formação de professores:possibilidades do imprevisível. RJ: DP&ª, 2004.
CAVACO, Maria Helena. O ofício do professor: o tempo e a mudança. In: NOVOA, A. (Org.). Profissão professor. Porto, Portugal, Ed. Porto, 1995. P. 155-168.
FACCI, Marilda G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? São Paulo: Autores Associados, 2004.
FENELON, Déa. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. In: Cadernos Cedes, n 8. São Paulo, Cortez, 1983.
FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino de História.SP, Papirus, 2003.
MONTEIRO, A.M.F.C. Ensino de história: algumas configurações do saberescolar. In: História e Ensino. Revista do Laboratório de Ensino deHistória da Universidade Estadual de Londrina, v.9. Londrina: Editora da UEL, 2003.
NOVOA, Antonio. (Orgs.). Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, (1995).
PIMENTA, Selma G. Estágio e Docência.São Paulo: Cortez, 2004.
______. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. In:Nuances, - v. III – Set. 1997. p. 5.
RAMALHO, B., NUNEZ, I. GAUTHIER, C. Formar o professor, profissionalizar o ensino. Porto Alegre: Sulina, 2004.
SILVA, Marcos A. (Org.). Repensando a História. SP, Marco Zero, 1984.
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. RJ, Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Tempo e Argumento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Tempo e Argumento.