LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA REDE SALESIANA DE ESCOLAS: prescrições e usos<em>HISTORY TEXT-BOOKS OF THE SALESIAN SCHOOLS NETWORK: requirements and uses</em>

Autores

  • Clarícia Otto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Geane Kantovitz Colégio Dom Bosco, Rio do Sul (SC)

Resumo

O livro didático é um dos dispositivos da educação escolar marcado por um emaranhado conjunto de interesses dos autores, editores, gestores institucionais, entre outros envolvidos no processo de sua fabricação. É um artefato impresso que se constitui em fonte inesgotável de pesquisa, especialmente, no que tange aos usos feitos por professores e estudantes. Assim, neste artigo, objetiva-se apresentar questões em torno da coleção de livros didáticos de História para o ensino médio da Rede Salesiana de Escolas (RSE), em Santa Catarina: contexto de fabricação, prescrições por parte da Rede e autores, sua utilização por cinco professores e 173 estudantes do ensino médio. Observou-se que o professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem influi na forma como os estudantes se apropriam e produzem representações acerca do livro didático e do conhecimento histórico.

Biografia do Autor

Clarícia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História, professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Geane Kantovitz, Colégio Dom Bosco, Rio do Sul (SC)

Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

OTTO, C.; KANTOVITZ, G. LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DA REDE SALESIANA DE ESCOLAS: prescrições e usos<em>HISTORY TEXT-BOOKS OF THE SALESIAN SCHOOLS NETWORK: requirements and uses</em>. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 46 - 62, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012046. Acesso em: 3 ago. 2021.