Livros didáticos de História da rede salesiana de escolas: prescrições e usos

Autores

  • Clarícia Otto Universidade Federal de Santa Catarina image/svg+xml
  • Geane Kantovitz Colégio Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180304022012046

Palavras-chave:

livro didático, ensino de história, Rede Salesiana de Escolas

Resumo

O livro didático é um dos dispositivos da educação escolar marcado por um emaranhado conjunto de interesses dos autores, editores, gestores institucionais, entre outros envolvidos no processo de sua fabricação. É um artefato impresso que se constitui em fonte inesgotável de pesquisa, especialmente, no que tange aos usos feitos por professores e estudantes. Assim, neste artigo, objetiva-se apresentar questões em torno da coleção de livros didáticos de História para o ensino médio da Rede Salesiana de Escolas (RSE), em Santa Catarina: contexto de fabricação, prescrições por parte da Rede e autores, sua utilização por cinco professores e 173 estudantes do ensino médio. Observou-se que o professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem influi na forma como os estudantes se apropriam e produzem representações acerca do livro didático e do conhecimento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarícia Otto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em História, professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Geane Kantovitz, Colégio Dom Bosco

Graduada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

_____. O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2006.

BISEWSKI, Osvaldo. Práticas de formação continuada de professores: estudo de caso na rede Salesiana de Escolas. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências). Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.CAIMI, Flávia Eloisa. História escolar e memória coletiva: como se ensina? Como se aprende? In: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca. (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 65-79.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. Mercado do livro didático no Brasil:do Programa Nacional do Livro Didático à entrada do capital internacional espanhol (1985 a 2007). Tese (Doutorado em Educação). PUC, São Paulo, 2007.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro:do leitor ao navegador. Tradução: Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Unesp, 1998.

_____. À beira da falésia:a história entre certezas e inquietudes. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

_____. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução: Mary Del Priore. Brasília: Unb, 1999.

_____. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução: Maria Manuel Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre: n. 2, p. 177-229, 1990.

FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 5, p. 28-49, 1992.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 9. ed. Tradução: Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1990.

GRANGEIRO, Cândido Domingues; MACHADO, Ronilde R ocha. História: ensino médio, 2º ano. Brasília: CIB - Cisbrasil, 2005. (Coleção RSE, MH2A).

_____. História: ensino médio, 3º ano. Brasília: CIB – Cisbrasil, Brasília: 2006. (Coleção RSE, MH3A).

ULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas: n. 1, p. 9-44, 2001.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado:contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução: Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto; PUC, 2006.

LOPES, Alice C asimiro. Conhecimento escolar: processos de seleção cultural e de mediação didática. Educação & Realidade. Rio Grande do Sul: 22(1): 95-112, jan/jun 1997.

MAGALHÃES, Justino. O manual escolar no quadro da história cultural: para uma historiografia do manual escolar em Portugal. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 1, p. 5-14, set./dez./2006.

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos; MAGALHÃES, Marcelo de Souza; GONTIJO, Rebeca. (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009.

ROTA, Paulo Jorge S torace; MACHADO, Ronilde R osa. História: ensino médio, 1º ano. 2. ed. Brasília: CIB - Cisbrasil, 2009. (Coleção RSE, MH1A).

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

VEIGA, C ynthia G reive. A escolarização como projeto de civilização.Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Anped, n. 21, p. 90-103, set/ out/ nov/ dez 2002.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

OTTO, Clarícia; KANTOVITZ, Geane. Livros didáticos de História da rede salesiana de escolas: prescrições e usos. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 46–62, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012046. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012046. Acesso em: 21 nov. 2024.