A CAMPANHA PRESIDENCIAL TELEVISIVA DE LULA EM 2006 REVISTA DESDE A DIDÁTICA DA HISTÓRIA<em>LULA’S 2006 PRESIDENTIAL CAMPAIGN IN TELEVISION SAW FROM THE HISTORY DIDACTICS</em>

Autores

  • Luis Fernando Cerri UEPG

Resumo

Discute-se o papel da propaganda política televisiva no processo de ensino e aprendizagem de História, através dos processos de resgate e reforço de símbolos e ideias referentes às representações identitárias e história político-social do Brasil, mobilizadas para a construção de projetos de poder. Trata-se, portanto, de um estudo que pretende contribuir para o conhecimento das relações entre os aspectos formais/escolares e os aspectos não-formais/ extra-escolares do ensino e aprendizagem da História. Parte-se do referencial teórico da Didática da História, que tem na consciência histórica o seu conceito principal (cf. J. Rüsen, K. Jeissman, P. Seixas e outros). A metodologia consiste, além dos instrumentais de análise das mensagens televisivas (sobretudo R. Barthes), na identificação e análise das narrativas e /ou "histórias ultracurtas" presentes no discurso político, capazes de ativar elementos do imaginário e da memória coletiva a serviço de fins imediatos. A conclusão preliminar é a circularidade entre o ensino - aprendizado escolar e as mensagens midiáticas, contribuindo para a compreensão da interdependência e jogos de dominação entre essas esferas.

Biografia do Autor

Luis Fernando Cerri, UEPG

Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa, consultor das revistas Tempos Históricos (EDUNIOESTE) , Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Socias Aplicadas, Linguística, Educere et Educare (Unioeste), Revista de História Regional (UEPG), Clio & Asociados - La Historia Enseñada (Santa Fe/ La Plata) e TEL - Tempo, Espaço e Linguagem (UEPG). Tem experiência na área de História, com ênfase em ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: história - estudo e ensino, identidade social, ensino de história, formação de professores de história e nacionalismo. É lider do Grupo de Pesquisa em Didática da História, da UEPG. É tutor no Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação, do grupo PET História UEPG.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

CERRI, L. F. A CAMPANHA PRESIDENCIAL TELEVISIVA DE LULA EM 2006 REVISTA DESDE A DIDÁTICA DA HISTÓRIA<em>LULA’S 2006 PRESIDENTIAL CAMPAIGN IN TELEVISION SAW FROM THE HISTORY DIDACTICS</em>. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 04 - 23, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012004. Acesso em: 24 jul. 2021.