Os resíduos sólidos e a relação com a educação ambiental em uma escola pública do Alto Vale (SC)
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747102032013010Palavras-chave:
resíduos sólidos, educação ambiental, reciclagemResumo
Um dos principais problemas ambientais que preocupa boa parte da população é a geração excessiva dos resíduos sólidos, juntamente com seu manejo e destinação final inadequados. A fim de amenizar esta situação, foi criado por meio da Lei 12.305/2010 o Plano Nacional de Resíduos Sólidos com o intuito de incentivar os municípios e estados a criar projetos para a redução destes rejeitos. Além do incentivo do governo, a educação ambiental pode auxiliar neste aspecto com a implantação de hábitos ambientais desde as séries iniciais, que ao ensinar as crianças, abrange as pessoas ao seu redor. Para verificar o nível de conhecimento dos educadores, realizou-se uma pesquisa que se classifica como qualitativa e quantitativa. A técnica de coleta dos dados foi efetuada por meio de questionários, com nove perguntas abertas e nove perguntas fechadas. O questionário sobre resíduos sólidos foi aplicado para o corpo docente da Escola de Educação Básica Orlando Bertoli, da cidade de Presidente Getúlio, Santa Catarina, na segunda quinzena de outubro do ano de 2012. Como resultado desta pesquisa, percebe-se que ocorreram alguns erros e equívocos por parte dos professores, provenientes da falta de informação sobre resíduos sólidos. Porém, percebe-se uma real preocupação dos docentes com a educação ambiental, que relatam o papel dos educadores e da instituição escolar na formação de cidadãos conscientes.
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