A sazonalidade pela procura dos serviços de factoring no município de Presidente Getúlio/SC
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747102032013095Palavras-chave:
Factoring, cultura, orçamento, planejamentoResumo
Factoring, também conhecida no Brasil como fomento mercantil ou comercial, é uma empresa que presta serviços de assessoria, antecipação de recursos não financeiros e a compra de créditos, com cheques pré-datados e/ou duplicatas oriundas exclusivamente das vendas a prazo. Objetivou-se com a presente pesquisa verificar o período do ano que as empresas industriais do município de Presidente Getúlio/SC têm maior necessidade de se utilizar dos serviços prestados por empresas do fomento mercantil. O ramo de atividade estudado foi a área das indústrias, onde foram aplicados 177 questionários, contendo 32 questões com perguntas abertas e fechadas. Os questionários foram coletados entre os dias 30 de agosto de 2012 à 02 de outubro de 2012. Os mesmos foram analisados quantitativamente e qualitativamente. Os resultados apontaram que 72% das empresas participantes, se utilizam dos serviços prestados por empresas de fomento mercantil todos os meses do ano, 19% apenas de outubro à dezembro e 9% procuram as empresas de factoring apenas de janeiro à março. Uma administração inadequada pode gerar sérios problemas financeiros, contribuindo efetivamente para a formação de uma situação de insolvência. Constatou-se que as empresas industriais do município de Presidente Getúlio procuram os serviços de factorings pelo fato de não possuírem uma administração eficaz, devido a cultura organizacional e ainda a falta de recursos financeiros.
Downloads
Referências
BLATT, Adriano. Operações de factoring. Rio de Janeiro: Suma Econômica, 1998. DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo: Atlas, 2008.
DONINI, Antonio Carlos. Factoring passo a passo: as quatro estações. São Paulo: Klarear, 2003. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4 ed. São Paulo: Atlas, 2006.
HELFERT, Erich A.. Técnicas de análise financeira: um guia prático para medir o desempenho dos negócios. 9 ed. Porto Alegre: Bookman, 2000.
KATAYAMA, Daniel Mizusaki. Modelos de crédito aplicados a empresas de factoring. São Paulo, 2003. 62 p. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/26771276/Universidade-de-sAo-Paulo-Faculdade-de-Economia. Acesso em: 05 dez. 2012.
LEITE, Luiz Lemos. Factoring no Brasil. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
LUNKES, Rogério João. Manual de orçamento. 2. ed. 5 reimp. São Paulo: Atlas, 2011.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
ZDANOWICK, José Eduardo. Fluxo de caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiros. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Bárbara Laís Cucco Scheller Asen, Eliana Vogel Jaeger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.