Marketing de Conteúdo e Marketing de Engajamento: Ações Digitais de Empresas Calçadistas Inspiradas no Filme da Barbie
DOI:
https://doi.org/10.5965/2764747113242024064Palavras-chave:
marketing de conteúdo, marketing de engajamento, filme da Barbie, collabResumo
Objetivo: identificar as ações de marketing de conteúdo e marketing de engajamento efetuadas nas redes sociais de empresas do ramo calçadistas que criaram produtos inspirados no filme da Barbie. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e netnográfica, utilizou-se como coleta de dados a análise das redes sociais Facebook, Instagram e site das empresas, com análise das publicações e as interações com os seguidores do mês de julho de 2023, datas antes e depois do lançamento do filme Barbie. Resultados: foram escolhidas empresas relevantes na área calçadista, sendo Grendene (Melissa) e Calçados Piccadilly que possuíam collab com a marca Barbie e, Calçados Beira Rio (marcas Moleca e Vizzano) que mesmo sem a parceria utilizaram o rosa que pode ser associado a Barbie. Contribuições: a criação de ações de marketing de conteúdo associado a temas culturais e sociais é um diferencial para as marcas, pois os clientes podem conhecer os produtos e serem incentivados a comprá-los. Contudo, destaca-se a importância dos conteúdos digitais estarem de acordo com o que a marca busca como propósito e com o tema escolhido, pois foi possível notar em alguns casos, que as publicações e os produtos não pareciam estar relacionados com a Barbie. Ressalta-se que parceria com pessoas famosas e digitais influencers, como ocorreu com a Calçados Piccadilly, Moleca e Vizzano, geram mais engajamento digital.
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