CIDADES SUSTENTÁVEIS E CIDADES INTELIGENTES: UMA ANÁLISE DOS RANKINGS ARCADIS E EUROPEAN SMART CITIES
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316419006092017068Resumo
O presente estudo buscou relacionar e analisar dois rankings de cidades: um de cidades inteligentes e outro de cidades sustentáveis. Para melhor entendimento, conceitos de cidades inteligentes e cidades sustentáveis foram explorados e explanados. Os rankings analisados pelo estudo foram: Arcadis Sustainable Cities Index 2016 para cidades sustentáveis e European Smart Cities para cidades inteligentes. A partir deles, as dimensões e os indicadores de cada um foram descritos e comparados para esclarecer as semelhanças e as diferenças entre eles. Por fim notou-se que os rankings possuem semelhanças, entretanto divergem em seus focos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os autores de trabalhos aceitos, automaticamente autorizam a Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí — REAVI, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí — CEAVI, da Universidade do Estado de Santa Catarina — UDESC, a publicar o artigo submetido na plataforma e avaliado, cedendo à revista, a título gratuito e em caráter definitivo, os direitos autorais patrimoniais dela decorrentes. Com isso, declara-se ainda que a obra cedida é de sua autoria e que assume, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores atestam ainda que o artigo supracitado não foi publicado em nenhum outro periódico brasileiro.
Os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros e de interesse e apoios financeiros que possam influenciar seu trabalho.