A interação entre grandes empresas e startups: desafios da inovação aberta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419007112018001

Palavras-chave:

inovação aberta, startup, interação

Resumo

A inovação é hoje imperativo para a sobrevivência de qualquer negócio. Grandes empresas, que costumavam concentrar internamente seus esforços de inovação, pesquisa e desenvolvimento, passaram a adotar a inovação aberta,  É neste contexto, que este artigo busca, por meio de uma revisão bibliográfica, explorar as interações que têm surgido entre grandes empresas e startups. Verifica-se como resultado dessa interação que as empresas se beneficiam com a agilidade na solução de problemas com menor custo e risco e as startups pelo maior acesso à infraestrutura, recursos financeiros e aumento de visibilidade do mercado. Por outro lado, há também desafios a serem enfrentados, tais como discrepância entre a cultura organizacional, proteção da propriedade intelectual e avaliação de ativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janice Rodrigues Maciel, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnolo pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Especialista em Administração - Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Juliana Baldessar Weber Becker, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em MBA Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Rossana Alves de Oliveira Simão Gomes, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Graduada em Propriedade Intelectual e Transferência de Tec. pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Pós-Graduada em Direito Público pelo Centro Universitário Projeção, UniPROJEÇÃO, Brasil.

Graduada em Direito pela Universidade Paulista/DF, UNIP/DF, Brasil.

Clarissa Stefani Teixeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Mestra em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Referências

Open Startups. Como grandes empresas e startups se relacionam. 2017. Disponível em:

<https://www.openstartups.net/br-pt/#challenges>. Acesso em: 04 abr. 2018. ABDI. Conexão Startup Indústria: Prestação de contas 2017. Brasília, 2017.

BERGER, C. et al. Co-designing modes of cooperation at the customer interface: Learning from exploratory research. European Management Review, 2005.

BLANK, S.; DORF, B. The Startup Owner's Manual: The Step-by-Step Guide for Building a Great Company. K&S Ranch. Inc. Publisher, Pescadero, CA, 2012.

CHESBROUGH, H. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Harvard Business School Press, Boston, 2003.

CHESBROUGH, H.; VANHAVERBEKE, W.; WEST, J. Open Innovation: Researching a New Paradigm. Oxford University Press, Oxford, 2006.

CHIESA,V.; MANZINI, R.; PIZZURNO, E. The externalisation of R&D activities and the growing market of product development services. R&D Management, p. 65–75, 2004.

DOCHERTY, E. Primer of Open Innovation: Principles & Practice, PDMA Visions, p. 13-17, 2006.

DUSHNITSKY, G.; SHAVER, J. M. Limitations to interorganizational knowledge acquisition: the paradox of corporate venture capital. Strategic Management Journal. 2009

ENGEROFF, R.; BALESTRIN, A. Inovação fechada versus inovação aberta: um estudo de caso da indústria de cutelaria. In: Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, Anpad, Brasília, 2005.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GRAHAM, P. Startup = growth. Disponível em: <http://paulgraham.com/growth.html>. Acesso em: 13 ago. 2018

HOGENHUIS, B.; HENDE, E.; HULTINK, E. J. When Should Large Firms Collaborate with Young Ventures? Research-technology Management, pages 39-47, 2016.

HUIZINGH, E. Open innovation: State of the art and future perspectives. Technovation, Groningen, pages .2-9, 2011.

LAZZAROTTI, V.; MANZINI, R. Different Modes of Open Innovation: A Theoretical Framework and an Empirical Study. International Journal of Innovation Management, 2009.

NIRAZAWA, A. Inovação nas Organizações. 2015.

OCDE. Francati Manual: Proposed Standard Practice for Surveys on Research and Experimental development. 2002.

RAHMAN, H., RAMOS, I. Open Innovation in SMEs: From Closed Boundaries to Networked Paradigm. Issues in Informing Science and Information Technology. v. 7, 2010.

SANTOS, A. R. DOS. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 6. ed. rev. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

STAL, E.; NOHARA, J.; CHAGAS JR., M. Os conceitos da inovação aberta e o desempenho de empresas brasileiras inovadoras. Revista de Administração e Inovação, pages 295-320, 2014.

SUDATI, E. Analysis of the Strategic Interaction among Established Corporations and Startups in Italy. Dissertação, Politecnico Milano 1863, Milão, Italia, 2016.

THIEME, K. The strategic use of corporate-startup engagement. Dissertação, Delft University of Technology, Holanda, 2017.

VARRICHIO, P. C. Uma discussão sobre a estratégia de inovação aberta em grandes empresas e os programas de relacionamento voltados para startups no Brasil. Racef – Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, pages.148-161, Ribeirão Preto, 2016.

VERMEERSCH, I; VANHAVERBEKE, W; ZUTTER, S. Open innovation in SMEs: How can small companies and start-ups benefit from open innovation strategies? Research Report, Flanders, 2012.

WEIBLEN, T; CHESBROUGH, H. Engaging with startups to enhance corporate innovation. California Management Review, pages 66-90, 2015.

Downloads

Publicado

2018-12-19

Como Citar

Maciel, J. R., Becker, J. B. W., Gomes, R. A. de O. S., & Teixeira, C. S. (2018). A interação entre grandes empresas e startups: desafios da inovação aberta. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 7(13), 01–09. https://doi.org/10.5965/2316419007112018001

Edição

Seção

INOVA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)