Desempenho do comércio on-line de eletrônicos no período pandêmico de Covid-19, uma análise comparativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2764747112222023001

Palavras-chave:

marketing digital, mídias sociais, pandemia

Resumo

Objetivo(s): O estudo teve como objetivo analisar o desempenho no comércio on-line de eletrônicos durante a pandemia e verificar quais foram os recursos mais utilizados nesse processo, elencando as estratégias de marketing digital utilizadas para impulsionar as vendas on-line dentro das organizações. Método(s): Assim foi desenvolvida uma pesquisa básica, descritiva e quantitativa, no primeiro semestre de 2022, quando foi aplicado um questionário estruturado ao comércio de eletrônicos em Sananduva, Rio Grande do Sul. Por meio dos resultados apresentados, constatou-se que o marketing digital é importante para as empresas e organizações que buscam aplicá-lo nas mídias sociais, em que o número de usuários e consumidores tem aumentado. Verificou-se que 37% das empresas acreditam que o marketing digital aumentou a divulgação de produtos e serviços e melhorou a comunicação e conexão com os clientes. Resultados: Conclui-se que a interatividade que o marketing digital proporciona entre mercado e consumidor aprimorou a aproximação das empresas com seus potenciais clientes, pois a internet proporciona uma abertura para expor produtos e serviços, além de se conhecer a opinião do público. Contribuições: Sugere-se verificar o comportamento do consumidor e o comércio on-line pós período pandêmico no município de Sananduva, com possibilidade de estender o estudo para a região.

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Biografia do Autor

Edinéia Dametto, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

 

Marcia Regina Maboni Hoppen Porsch, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

Mestra em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

Especialista em Especialização em Interdisciplinaridade pela Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Brasil.

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.

Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

Zenicleia Angelita Deggerone, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

Especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria pela Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, Brasil.

Especialista em MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, ESCOOP, Brasil.

Mestra em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari, UNIVATES, Brasil.

Doutora em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Oberdan Teles da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo, UPF, Brasil.

Especialista em Administração de Marketing pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

Pós-Doutor em Administração pela Atitus Educação, CESME, Brasil.

Professor Adjunto em Administração da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

Dametto, E., Porsch, M. R. M. H., Deggerone, Z. A., & Silva, O. T. da. (2023). Desempenho do comércio on-line de eletrônicos no período pandêmico de Covid-19, uma análise comparativa. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 12(22), 001–025. https://doi.org/10.5965/2764747112222023001

Edição

Seção

Artigos