Guias de reputação relacionados ao ambiente de trabalho influenciam decisões de investimento?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316419008122019014

Palavras-chave:

Guias Reputacionais, Melhorias no Trabalho, Decisão de Investimento, Experimento

Resumo

Como forma de assegurar a continuidade, as empresas buscam otimizar suas fontes de financiamento que lhes garantam funding para a operacionalização dos seus negócios. A imagem frente ao mercado é um ativo que precisa ser devidamente comunicado para a efetividade das suas estratégias. Os financiadores/investidores, por sua vez, buscam informações que lhes auxiliem na tomada de decisão de investimentos. De maneira cada vez mais frequente, guias reputacionais se apresentam como supostos subsídios para o mercado. Na presente pesquisa, objetivou-se verificar se a presença ou não nesses referidos guias, especialmente em guias sobre a qualidade do ambiente de trabalho proporcionada aos trabalhadores, interfere na decisão de investidores. A estratégia de pesquisa se baseou no uso de um experimento com abordagem between-subjects, em que houve a manipulação de um fator independente em dois níveis, nomeadamente, a presença ou não em guias reputacionais. A pesquisa foi aplicada com estudantes de graduação de universidades públicas, de maneira voluntária, e não houve qualquer espécie de incentivo para a participação. Para análise estatística, utilizou-se a Anacor como técnica exploratória e Regressão Logística Multinomial como técnica confirmatória. Os resultados evidenciaram que a presença em guias reputacionais não influencia decisões de investimento, o que sugere que investidores razoavelmente bem informados acerca de possíveis organizações a se investir não levam tal informação como fator decisivo para investir.

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Biografia do Autor

Daniel José Cardoso da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Graduado em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Professor na Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Ricardo Suave, Universidade Estadual do Paraná

Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

Professor da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Brasil.

 

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Publicado

2019-04-03

Como Citar

Silva, D. J. C. da, & Suave, R. (2019). Guias de reputação relacionados ao ambiente de trabalho influenciam decisões de investimento?. Revista Brasileira De Contabilidade E Gestão, 8(14), 14–30. https://doi.org/10.5965/2316419008122019014

Edição

Seção

Artigos