Inteligência artificial e tecnologias: desafios para o desenvolvimento das competências docentes na educação em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0504Palavras-chave:
inteligência artificial, tecnologias, competência digital, docenteResumo
A inteligência artificial (IA) é uma área da computação que desde a sua origem preocupa-se com a manipulação dos computadores de forma inteligente, ou seja, em fazer com que possuam capacidades e habilidades que antes cabiam aos seres humanos. Nesse sentido, é importante que o docente, como facilitador da aprendizagem, faça o uso dessa inteligência de modo a tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, interativo e colaborativo, assim como divulgar informações relevantes aos seus alunos de acordo com os seus interesses e anseios. O presente trabalho propõe-se a refletir sobre os desafios para o desenvolvimento das competências docentes no uso da IA e tecnologias na educação em Moçambique. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com objetivo de auxiliar os profissionais da educação, especificamente os docentes, no desenvolvimento de competências para o uso da IA na educação. Para a recolha de dados, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental. Em Moçambique, a IA ainda é um grande desafio para todos os setores, inclusive para a educação, destacando-se a inexistência dos sistemas educacionais que se utilizam das tecnologias da IA, a inexistência de infraestruturas adequadas para suportar essa tecnologia, o acesso limitado à Internet e a falta de docentes qualificados para o seu uso. Assim, considera-se o estabelecimento de parcerias com os outros países que já tenham implementado a IA na educação como suporte ao processo de ensino e aprendizagem, como uma estratégia para a materialização deste processo, e capacitação dos docentes com vista ao desenvolvimento de competências digitais para o uso da IA.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 141 p. ISBN 978-85-62938-04-7.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em Informação: Das origens às tendências. Informação e Sociedade: estudos, João Pessoa, v.30, n.4, p. 1-28, out./dez. 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/155810. Acesso em 25 jan. 2022.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Competência em informação: vivências e aprendizados. In: BELLUZZO, Regina Célia Baptista; FERES, Glória Georges. Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas. São Paulo: FEBAB, 2013. 350 p. ISBN: 000-00-000-0000-0. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4556. Acesso em 25 jan. 2022.
CARMONA, Elaine Cristina Casale; FURTADO, Laissa Duailibe; CORTES, Omar Andres Cortes. Inteligência artificial na educação: uma revisão rápida no SBIE. In: MATOS, Otainan da Silva; COUTINHO, Suzana Andréia Santos; CASTRO, Kátia Regina dos Santos (Orgs.). Ares da Educação e suas representações multidisciplinares. Porto Alegre: RS: Editora Fi, 2021. 602 p. ISBN -978-65-5917-349-5. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1LxiwB2Z3BwhJuBP4nxi1jDpbogrhFGKn/view. Acesso em 15 jan 2022.
CASTILHO, Auriluce Pereira; BORGES, Nara Rubia Martins; PEREIRA, Vânia Tanús. (orgs.). Manual de metodologia científica. 3.ed. Itumbiara: ILES/ULBRA, 2017. 153 p. Disponível em: https://docplayer.com.br/70284523-Manual-de-metodologia-cientifica-iles-itumbiara-go-ulbra.html. Acesso em 15 jun. 2022.
CERRI, Ricardo; CARVALHO, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de. Aprendizado de máquina: Breve introdução e aplicações. Cadernos de Ciência & Tecnologia: Brasília, v. 34, n. 3, p. 297-313, set./dez. 2017. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/184785/1/Aprendizado-de-maquina-breve-introducao.pdf. Acesso em 10 jan. 2022.
CHEMANE, Lourino. Política para a Sociedade de Informação de Moçambique e Lei das Transacções Electrónicas: Grau de Implementação, Desafios e Perspectivas. In: WEBINAR, Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Papel das TIC na Promoção da Unidade, Trabalho e Vigilância para o Desenvolvimento de Moçambique. Maputo: INTIC, 2021. Disponível em: https://www.intic.gov.mz/wp-content/uploads/2021/08/V6-Apresentacao-da-Politica-de-Sociedade-da-Informacao-e-Lei-de-Transaccoes-Electronicas_-WEBINAR-29.07.21-LC-Final-280720211.pdf. Acesso em 25 jan. 2022.
GIL, António Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p. ISBN 978-85-224-5142-5. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em 15 maio 2021.
GOMES, Dennis dos Santos. Inteligência artificial: Conceitos e aplicações. Revista Olhar Científico: Faculdades Associadas de Ariquemes, v. 01, n.2, p. 234-246, Ago./Dez. 2010. Disponível em: https://www.professores.uff.br/screspo/wp-content/uploads/sites/127/2017/09/ia_intro.pdf. Acesso em 20 jan. 2022.
GOVERNO DE MOÇAMBIQUE. Política de Informática (PI). Maputo: 2000. 45 p. Disponível em:http://www.portaldogoverno.gov.mz/por/content/download/1079/9176/version/1/file/Politica+de+informatica.pdf. Acesso em 05 jun. 2021.
GOVERNO DE MOÇAMBIQUE. Política para a Sociedade de Informação. Maputo: 2018. 22 p. Disponível em: https://www.intic.gov.mz/?p=625. Acesso em 05 de jun. 2021.
LUDERMIR, Teresa Bernarda. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina: estado actual e tendências. Estudos avançados: v. 35, n. 101, p. 85-94, jan./abr. 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/185035. Acesso em 10 jan. 2022.
MEIRINHOS, Manuel; OSÓRIO, António. Referenciais de competências digitais para a formação de professores. Challenges- Desafios da Inteligência Artificial: p. 1001-1016, 2019. Disponível em: https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstream/10198/19366/1/CmDigProf.pdf. Acesso em 23 jan. 2022.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DE MOÇAMBIQUE (MINED). Plano tecnológico da educação (PTE) 2011-2026. As Tecnologias de Informação e Comunicação a potenciarem o Ensino em Moçambique. Maputo: MINED, 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO DE MOÇAMBIQUE (MINEDH). Política das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação em Moçambique (PTI). As Tecnologias de Informação e Comunicação transformando a educação e escolas em Moçambique.Maputo: MINEDH, 2019.
OLIVEIRA, Ruy Flávio de. Inteligência Artificial. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional SA, 2018. 225 p. ISBN 978-85-522-1141-9. Disponível em: http://cm-kls-content.s3.amazonaws.com/201802/INTERATIVAS_2_0/INTELIGENCIA_ARTIFICIAL/U1/LIVRO_UNICO.pdf. Acesso em 17 jan. 2022.
OVANESSOFF, Armen; PLASTINO, Eduardo. Como a inteligência artificial pode acelerar o crescimento da América do Sul. Accenture, 2017. 31 p. Disponível em: https://www.accenture.com/_acnmedia/PDF-50/Accenture-Como-a-inteligencia-artificial-acelero-crescimento-da-america-do-sul.pdf. Acesso em 21 jan. 2022.
PATRÍCIO, Maria Raquel; OSÓRIO, António. Competência Digital: conhecer para estimular o ensino e a aprendizagem. Inovação na Educação com TIC: Bragança, p. 6-7. De maio de 2016. Disponível em: http://www.conferencias.ipb.pt/index.php/ieTIC2016 . Acesso em 25 jan. 2022.
PINTRO, Sirlene; VARVAKIS, Gregório; INOMATA, Danielly Oliveira. Competências do Bibliotecário no Processo de Referência Educativo de Bibliotecas Universitárias. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 22, n. 2, ESPECIAL, p. 329-342, abr./ jul., 2017. Anais do 35º Painel Biblioteconomia Santa Catarina. Disponível em: <https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1355>. Acesso em: 22 jan. 2022.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Académico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 277 p. ISBN 978-85-7717-158-3. Disponível em: https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf. Acesso em 15 jun. 2021.
RANGEL, Mary; MOCARZEL, Marcelo Siqueira Maia Vinagre; PIMENTA, Maria de Fátima Barros. A Trajetória das Competências e Habilidades em Educação no Brasil: das avaliações em larga escala para as salas de aula. Revista Meta: Avaliação, v. 8, n. 22, p. 29-47, maio, 2016. Disponível em: <https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/951>. Acesso em: 23 jan. 2022.
RODRIGUES, Leude Pereira; MOURA, Lucilene Silva; TESTA, Edimárcio. O tradicional e o moderno quanto à didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC: Araguaína, v.4, n.3, p. 1-9, 2011. Disponível em: https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/43/5.pdf. Acesso em 22 jan. 2022.
RUSSEL, Stuart Jonathan; NORVIG, Peter. Inteligência Artificial. Tradução Regina Célia Simille. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 1324 p. ISBN: 978-85-352-3701-6. Disponível em: https://www.cin.ufpe.br/~gtsa/Periodo/PDF/4P/SI.pdf. Acesso em 15 jan. 2022.
SALIMO, Gabriel Ismael; GOUVEIA, Luís Borges. Ensino Superior em Moçambique: os desafios da gestão na Era Digital. e-learning & education: Tecnologia, Redes e Sociedade (TRS). Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2016. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/5203. Acesso em 18 jun. 2022.
SANTOS, Mara Roxanne de Souza. Competência em informação no ambiente de trabalho: Uma visão sobre o uso de competências do bibliotecário.REBECIN: v.1, n.2, p. 89-112, jul./dez. 2014. ISSN 2358-3193. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/user/setLocale/es_ES?source=%2Frebecin%2Farticle%2Fview%2F17. Acesso em 24 jan. 2022.
SILVA, Ketia Kellen Araújo da.; BEHAR, Patricia Alejandra. Alunos da EaD on-line do Brasil e competências digitais. Revista EDaPECI São Cristóvão (SE): v.19. n. 2, p. 21-39 mai./ago. 2019a. ISSN: 2176-171X. Disponível em: DOI:hƩp://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.210742.21-39. Acesso em 20 jan. 2022.
SILVA, Ketia Kellen Araújo da.; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista: Belo Horizonte, v.35, e209940, p. 1-32, 2019b. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698209940. Acesso em 20 jan. 2022.
VICARI, Rosa Maria. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030. Brasília: SENAI, 2018. 58 p. Disponível em: https://www2.fiescnet.com.br/web/uploads/recursos/d1dbf03635c1ad8ad3607190f17c9a19.pdf. Acesso em 15 jan. 2022.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PerCursos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.