Uma Lisboa só dele(s). Processos artivistas de recriação de paisagens sonoras contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724622502021015

Palavras-chave:

paisagens sonoras, artivismos, Dead Combo, Tó Trips, Lisboa

Resumo

Este artigo expõe a trajetória de um músico português - Tó Trips – e da sua última banda – os Dead Combo – no intuito de fundir um percurso musical com uma paisagem sonora na linha da concetualização de Schafer (2012). Socorrendo-nos, em termos metodológicos, de uma história de vida e de materiais documentais, iremos estabelecer uma sincronia entre cidade, sons, criação musical e intervenção artística. Os Dead Combo e Tó Trips são, no quadro deste artigo, os (re)criadores ativos de Lisboa, permitindo, simultaneamente, estabelecer algumas asserções sobre o valor do som e da música como carburantes de identidades coletivas e individuais; e a potenciação da construção de imaginários simbólicos e afetivos face a um espaço urbano na senda de Frith (1996). Num processo que alguns designam como spatial turn (STAHL, 2004) nas últimas décadas, iremos evidenciar que a globalização parece ter renovado a ênfase no local, encorajando reconstruções identitárias através do surgimento de novas expressões artísticas de vínculo à cidade e, portanto, de uma re-imaginação da cidade, partindo de uma produção artística territorialmente ancorada, vivida e sentida. E tal ênfase parece revestir-se de uma urgência crítica nestes tempos distópicos.

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Biografia do Autor

Paula Guerra, Universidade do Porto

Professora e Investigadora da Faculdade de Letras e do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, Portugal. Professora Associada Adjunta do Griffith Center for Social and Cultura Research, Austrália.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

GUERRA, Paula. Uma Lisboa só dele(s). Processos artivistas de recriação de paisagens sonoras contemporâneas . PerCursos, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 015–042, 2021. DOI: 10.5965/1984724622502021015. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/19870. Acesso em: 16 dez. 2024.