Chamada de textos para dossiê 2025 “Esporte e tecnologia: pensando corpos, práticas e artefatos”
A Revista PerCursos - Faed/Udesc receberá para análise, até 02/12/2024, artigos, resenhas, entrevistas e traduções de artigos inéditos para língua portuguesa relacionadas à temática do dossiê “Esporte e tecnologia: pensando corpos, práticas e artefatos”.
Enquanto fenômeno paradigmático da modernidade e que se reinventa na chamada pósmodernidade, o esporte segue influenciando e sendo influenciado pelo desenvolvimento técnico e tecnológico da sociedade contemporânea. Do consumo de espetáculos esportivos ao uso de aplicativos de celular para a prática de exercícios físicos, passando pelas mudanças na precisão de pontuação de alguns esportes ou mesmo a invenção de técnicas de melhoramento genético para incremento da performance, absolutamente tudo passa pela tecnologia. As exemplificações e considerações são abundantes e nos provocam a pensar mais profundamente na relação estabelecida entre tecnologia e esporte. À semelhança do que fez o antropólogo Marcel Mauss, propomo-nos pensar que as técnicas/tecnologias (do corpo e daquelas que nele se expressam) são construídas socialmente e os modos como usamos nossos corpos são influenciados pelas normas culturais e valores das sociedades. Assim, essa proposta busca atrair produções originais (artigos, resenhas e entrevistas) sobre esporte e tecnologia, problematizados a partir da perspectiva das Ciências Humanas e que ampliem debates recentes sobre o tema. Como linhas possíveis de contribuições, sugerimos:
* Corpos esportivos e novas tecnologias: realidade virtual e experiências imersivas; streaming e novas formas de consumo de esportes; novos esportes e outros corpos; novas formas de socialização via tecnologias móveis; técnicas e tecnologias na produção do corpo atlético.
* Técnicas e tecnologias de gênero: esporte e gêneros dissidentes; tecnologias de gênero como operadoras de mudanças no esporte; sexualidade e gênero problematizados no contexto do esporte.
* Megaeventos esportivos e tecnologias: Jogos Olímpicos e os e-sports; Jogos Paralímpicos e os implementos ultratecnológicos; Copas do Mundo de Futebol e VAR; esporte como artefato estético produzido e reproduzido pelos media.
O dossiê integrará a edição do ano de 2025 e será organizado pelos professores Michelle Carreirão Gonçalves (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) e Wagner Xavier de Camargo (Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP).
As normas para submissão estão disponíveis na página eletrônica da revista:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/about/submissions