O QUE AFINAL QUE UM PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS PRECISA SABER PARA ENSINAR GEOGRAFIA?
Résumé
A Geografia ensinada nos anos iniciais da escolarização é fruto de uma perspectiva disseminada pela sociedade em geral que entende esse campo do conhecimento como um conjunto de informações desconectadas, desinteressantes, tediosas, sem nenhuma aplicação prática, fora do contexto escolar. Os professores que atuam nesse segmento carecem qualificar sua formação no sentido de compreender o papel da Geografia na formação cidadã. O cotidiano pedagógico precisa se transformar em um espaço investigativo, que favoreça a reflexão e a ação e considere o processo de produção de conhecimento do aluno, valorizando seu interesse, sua curiosidade, sua vivência e os conhecimentos já adquiridos. A geografia escolar precisa ser repensada como aquilo que efetivamente é um espaço que favorece a compreensão da organização espacial dos diferentes lugares e suas conexões e, portanto, a leitura de mundo. Palavras-Chave: Geografia. Ensino. Aprendizagem. Professor. Anos iniciais.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2012-12-19
Comment citer
GOULART, Ligia Beatriz. O QUE AFINAL QUE UM PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS PRECISA SABER PARA ENSINAR GEOGRAFIA?. PerCursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 20–38, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/2763. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Articles Dossier
Licence