ConVersons: papo afroliterário com Lia Vieira, a teia de afetos e a escrita que nos une
DOI :
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0602Résumé
A publicação desta entrevista, com a escritora Lia Vieira, foi realizada de forma coletiva, a partir de uma colaboração entre o coletivo negro Sarau Vozes Negras (SVN) e o “Corsciência: Grupo de pesquisa de tradução e contação de histórias com cor-agem”. Esta entrevista consiste na transcrição de um dos episódios do programa “conVersos: papos afroliterários”, roteirizado e realizado pelas integrantes Feibriss Ametista Henrique Meneghelli Cassilhas, Jeff Jeffa Moreira Santana e Nana Martins, transmitido em formato de Lives e salvo em formato de Reels pela conta do SVN no Instagram, @vozesnegras, e postado em nosso canal na plataforma YouTube, Acervo do Sarau Vozes Negras. A transcrição do programa foi realizada pelas integrantes do Corsciência, Feibriss Ametista Henrique Meneghelli Cassilhas (coordenadora) e Jacqueline Augusta Leite de Lima.
Téléchargements
Références
DOS SANTOS, Silvada Martins. Encontros com Lia Vieira: uma experiência de leitura. Orientadora: Simone Pereira Schmidt. 2019. 84 p. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019.
VIEIRA, Lia. Só as mulheres sangram. Nandyala, 2017.
Alguns livros mencionados na entrevista:
ADÚN, Guellwaar; ADÚN, Mel; RATTS, Alex (org.). Ogum’s toques negros: coletânea poética. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2014.
AFOLABI, Niyi; BARBOSA, Márcio; RIBEIRO, Esmeralda. Cadernos negros/black notebooks: contemporary Afro-Brazilian literary movement. Niyi Afolabi. Trenton: Africa Word Press. 2008.
ALVES, Miriam; LIMA, Maria Helena (ed.). Women righting: Afro-Brazilian women's short fiction. [Miami]: Mango Pub., 2005.
AMARO, Vagner (org.). Olhos de azeviche: dez escritoras negras que estão renovando a literatura brasileira. Rio de Janeiro: Malê, 2017.
BANORI, Eliseu. A história que minha mãe não me contou e outras histórias da Guiné-Bissau. Belo Horizonte: Nandyala, 2019.
BOYCE DAVIES, Carole. Moving beyond boundaries, volume 2: black women's diasporas. London: Pluto P, 1995.
CRUZ, Eliana Alves. Água de barrela. Rio de Janeiro: Malê, 2018.
CRUZ, Eliane Alves. O crime do Cais do Valongo. Rio de Janeiro: Malê, 2018.
CRUZ, Eliana Alves. Nada digo de ti, que em ti não veja. [Rio de Janeiro]: Pallas Editora, 2020.
DA SILVA, Cidinha. Parem de nos matar. [Rio de Janeiro]: Polém, 2019.
DAU, Alex. O galo que não cantou e outras histórias de Moçambique. Belo Horizonte: Nandyala, 2019, 36p.
DE ASSIS DUARTE, Eduardo; FONSECA, Maria Nazareth Soares; DE GODOY, Maria Carolina. Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. [Belo Horizonte]: Editora UFMG, 2011.
DE ASSIS DUARTE, Eduardo (ed.). Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI. [Rio de Janeiro]: Pallas Editora, 2020.
PAULA, Sol de. O sol em pequenas doses. Niterói: Editora Itapuca, 2020.
QUILOMBOHOJE (org.). Cadernos Negros, 16, 22: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje: Anita Garibaldi: Editora Convivência, 1999.
RIBEIRO, Esmeralda; BARBOSA, Marcio. Cadernos negros 24. São Paulo: Quilombhoje, 2001.
RIBEIRO, Esmeralda; BARBOSA, Márcio (orgs.). Cadernos negros, três décadas: ensaios, poemas, contos. São Paulo: Quilombhoje; Brasília: SEPPIR, 2008.
RIBEIRO, Esmeralda; BARBOSA, Marcio. Cadernos negros: contos afro-brasileiros. São Paulo: Quilombhoje, 2019. v. 42.
SANTANA, Patrícia. Minha mãe é negra sim! Belo Horizonte: Mazza Edições, 2021.
SEMOG, Éle. Guarda pra mim. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.
SEMOG, Éle (org.). Amor e outras revoluções, Grupo Negrícia: antologia poética. Rio de Janeiro: Malê, 2019.
VIEIRA, Lia. Chica da Silva: a mulher que inventou o mar. Rio de Janeiro: OR Produtor Editorial Independente, 2001.
VIEIRA, Lia. Só as mulheres sangram. [Belo Horiozonte]: Nandyala, 2017.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PerCursos 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.