Réflexions éducatives de Gramsci depuis la prison : notes sur l'éducation répressive.

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0209

Mots-clés :

éducation, éducation répressive, politique, idéologie, Antonio Gramsci

Résumé

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a educação repressiva como fundamento da sociedade capitalista que, de forma latente ou real, é permeada em sua estrutura social e política pela violência. O aporte teórico é o materialismo histórico a partir dos escritos de Antonio Gramsci, para o qual o modo de vida e as formas de organização coletiva vivem um processo formativo permanente. Iniciamos com os escritos políticos de 1916 a 1920, nos quais a reflexão sobre a censura exercida pelo Estado italiano no período da Primeira Grande Guerra, o recrudescimento da reação e da violência quando a ordem do capital perde o domínio das forças produtivas, até a pressão permanente na luta política e na posterior repressão ostensiva do movimento fascista. Na sequência, recuperamos, em notas, as reflexões do autor sobre educação repressiva nas Cartas do Cárcere.

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Biographie de l'auteur

Anita Helena Schlesener, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da  Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

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Publiée

2024-07-26

Comment citer

SCHLESENER, Anita Helena. Réflexions éducatives de Gramsci depuis la prison : notes sur l’éducation répressive. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0209, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0209. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/23828. Acesso em: 3 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"