A prática pedagógica do professor no ensino médio: percepções e narrativas de jovens mulheres

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0501

Mots-clés :

práticas pedagógicas, ensino médio, projeto de futuro

Résumé

Este artigo discute as práticas pedagógicas de docentes no ensino médio a partir das percepções e narrativas de jovens mulheres, estudantes do 3º ano. Admitindo como premissa a consideração de que o ato pedagógico é uma relação interpessoal dos alunos entre si e dos alunos com o professor, considera que o tipo de comunicação intersubjetiva produzido no espaço de relações da sala de aula viabiliza e assegura as condições de possibilidade para a descoberta de um projeto de futuro. A pesquisa qualitativa que ofereceu os subsídios para a abordagem do problema esteve fundamentada nos pressupostos da Fenomenologia Social. O percurso metodológico do trabalho de campo incluiu a análise de quatro Entrevistas Narrativas com estudantes na faixa etária de 16 a 18 anos, matriculadas em escolas públicas da cidade de Belém/PA, que foram interpretadas com base nas etapas do Método Documentário. A análise dos dados indicou que a prática pedagógica dos professores de ensino médio, para além der ser apenas um espaço de aprendizagens escolares e catalisador de relação com um saber acadêmico organizado em disciplinas, abre para as jovens a possibilidade de experimentar relações de autoconhecimento consigo mesmas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Hamanda Maiara Nascimento Pontes, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra em Educação pela Universidade de Brasília – UnB. Doutoranda em Educação na Universidade de Brasília – UnB, Brasil.

Références

ALMEIDA, Edwana Nauar de; BASSALO, Lucelia de Moraes Braga. Narrativas de professores ribeirinhos: tensões, fragilidades e desafios. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 21, n. 70, p. 1169-1191, jul./set. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.DS08. Acesso em: 20 maio 2022.

ASBRAND, Barbara. The meaning of peer-culture for the learning at school: the example of a student company. ETD Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. 02, p. 59-76, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v12i2.1188. Acesso em: 05 abr 2022.

BASSALO, Lucélia de Moraes Bassalo; PONTES, Hamanda Maiara N. "Santinha em tudo quanto era canto": um estudo sobre jovens mulheres universitárias cristãs. Revista Cocar, [s. l.], v. 10, n. 19, p. 335-360, 2016. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/798. Acesso em: 31 ago 2022

BASSALO, Lucélia de Moraes Bassalo et al. A fenomenologia social e a investigação qualitativa da educação: reflexões iniciais. In: PIMENTEL, Adelma; MALCHER, Nazareth. (org.). Diálogos Interdisciplinares em Saúde. Belém: UFPA; IFCH; PPGP; NUFEN, 2019. p. 217-240.

BASSALO, Lucélia de Moraes Braga; MORAES, Ceila Ribeiro de; SILVA, Jardinelio Reis da (orgs.). Juventude e educação no Pará: projetos de vida, trajetórias e gênero. Belém: IOEPA, 2021.

BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes, 1985.

BOHNSACK, Ralf; WELLER, Wivian. O método documentário na análise de grupos de discussão. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

BOHNSACK, Ralf. Documentary method. In: FLICK, Uwe (org.). The SAGE handbook of qualitative data analysis. London: Sage, 2014.

BOHNSACK, Ralf. Pesquisa social reconstrutiva: introdução aos métodos qualitativos. Petrópolis: Vozes, 2020.

BRENNER, Ana Karina; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. Os sentidos da presença dos jovens no ensino médio: representações da escola em três filmes de estudantes. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, p. 1223-1240, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014143847. Acesso em: 10 maio 2021.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 97, p. 47-63, 1996.

DAYRELL, Juarez. A escola "faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, p. 1105-1128, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000300022. Acesso em: 12 set 2022.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que chega à escola. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 101-133.

FIOR, Camila Alves; MARTINS, Maria José. Experiências de escolarização de jovens de camadas populares que ingressam no ensino superior. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22456/2595-4377.111286. Acesso em: 09 set 2022.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Representações sociais de jovens sobre a escola e suas perspectivas de futuro. Atos de Pesquisa em Educação, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 93-109, 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2010v5n1p93-109. Acesso em: 09 set 2022.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Pedagogia e prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [s. l.], v. 97, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353. Acesso em: 17 out 2022.

GOMES, Angélica Paula Ferreira. Juventude e ensino médio: trajetórias, desafios e perspectivas de futuro de estudantes e São Sebastião da Boa Vista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) − Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018.

KRAWCZYK, Nora. Uma roda de conversa sobre os desafios do Ensino Médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 75-100.

LEÃO, Geraldo Magela Pereira. Experiências da desigualdade: os sentidos da escolarização elaborados por jovens pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, p. 31-48, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000100003. Acesso em: 11 nov 2022.

LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, p. 1067-1084, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302011000400010. Acesso em: 12 out 2022.

LECCARDI, Carmen. Para um novo significado do futuro: mudança social, jovens e tempo. Tempo social, São Paulo, v. 17, p. 35-57, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000200003. Acesso em: 06 ago. 2022.

MARTUCCELLI, Danilo. Soportes. In: MARTUCCELLI, Danilo. Gramáticas del individuo. Buenos Aires: Losada, 2008. p. 37-106.

MESQUITA, Silvana. Elementos da didática para a juventude: entre a dimensão relacional e a construção de sentidos. Revista Portuguesa de Educação, [s. l.], v. 33, n. 2, p. 200-225, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21814/rpe.15755. Acesso em: 06 ago 2022.

PONTES, Hamanda Maiara Nascimento; BASSALO, Lucélia de Moraes Braga. Os sonhos vão à escola: projetos de vida e experiências formativas de jovens mulheres no ensino médio. In: BASSALO, Lucélia de Moraes Braga; MORAES, Ceila Ribeiro de; SILVA, Jardinelio Reis da (orgs). Juventude e educação no Pará: projetos de vida, trajetórias e gênero. Belém: IOEPA, 2021, p. 73-98.

REIS, Rosemeire. Experiência escolar de jovens/alunos do ensino médio: os sentidos atribuídos à escola e aos estudos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, p. 637-652, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000300007. Acesso em: 06 ago 2022.

RIOS, Terezinha. A dimensão ética da aula ou o que nós fazemos com eles. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008, p.73-95.

SCHUTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p.2010-222.

SCHÜTZ, Alfred. A construção significativa do mundo social: uma introdução à sociologia compreensiva. Petrópolis: Vozes, 2018.

SILVA, Vanessa Afonso. Das margens do rio para o mundo: um estudo sobre as perspectivas de vida de jovens ribeirinhos estudantes do Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) − Universidade do Estado do Pará, Belém, 2017.

SOUZA, Maria Antônia de. Prática pedagógica: conceito, características e inquietações. In: ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA SUA ESCOLA, 4., Curitiba, 2010. Anais [...]. Curitiba: Universidade do Tuiuti, 2010. p. 02-08.

TEXEIRA, Inês. Uma carta, um convite. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 11-42.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. ed. Campinas, Papirus, 1992.

VERDUM, Priscila de Lima. Prática pedagógica: o que é? o que envolve? Educação Por Escrito, [s.l.], v. 4, n. 1, p. 91-105, 2013.

WELLER, Wivian. A contribuição de Karl Mannheim para a pesquisa qualitativa: aspectos teóricos e metodológicos. Sociologias, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 260-300, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-45222005000100011. Acesso em: 06 set 2022.

WELLER, Wivian; OTTE, Janete. Análise de narrativas segundo o método documentário: exemplificação a partir de um estudo com gestoras de instituições públicas. Civitas, Porto Alegre, n. 2, v. 14, p. 325-240, maio/ago. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2014.2.17150. Acesso em: 06 set 2022.

WELLER, Wivian. Jovens no ensino médio: projetos de vida e perspectivas de futuro. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 135-156.

WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle. Estudantes oriundas de escolas públicas na Universidade de Brasília: transições entre o meio social de origem e o milieu acadêmico. In: GUIMARÃES; IOSIF, Ranilde; ZARDO, Sinara Pollom; DOS SANTOS, Aline Veiga. Educação Superior: conjunturas, políticas e perspectivas. Brasília: Liber Livro, 2015, p. 100-120.

Publiée

2024-02-28

Comment citer

PONTES, Hamanda Maiara Nascimento. A prática pedagógica do professor no ensino médio: percepções e narrativas de jovens mulheres. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0501, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0501. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/23416. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles d’Appel Constant