A constituição da identidade docente a partir dos PPCs dos cursos de Geografia licenciatura da região Sul do Brasil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724623522022369

Mots-clés :

identidade e saberes docente, formação de professores, currículo, projeto político pedagógico

Résumé

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado  que teve como temática central a análise das concepções e constituições das identidades docentes identificadas nos PPCs dos cursos de Geografia Licenciatura. Tem como objetivo analisar a construção da identidade docente a partir dos PPCs dos cursos de Geografia Licenciatura da região Sul do Brasil. A metodologia está pautada na Análise Textual Discursiva (ATD), que busca uma leitura dos dados analisados transitando entre as duas formas: as análises de conteúdo e as análises de discurso, sendo a chave para o estudo dos PPCs, especificamente os objetivos dos cursos e dos perfis profissionais de cada universidade selecionada para a pesquisa, a UEM , a UDESC  e a FURG . A partir da análise de fragmentos específicos dos PPCs, como os objetivos dos cursos e seus perfis profissionais, foi possível perceber que cada universidade propõe um perfil profissional diferente ao futuro docente, além de que os objetivos do curso versam sobre questões distintas, mesmo sendo, todos, cursos de Geografia Licenciatura. Com a visualização das categorias, tanto iniciais, quanto intermediárias e finais, que emergiram dos discursos dos PPCs que foi proposto analisar, foi possível perceber novos diálogos e conversas entre as concepções que os cursos de licenciatura em Geografia almejam para seus estudantes. É basilar que os projetos pedagógicos dos cursos tenham claro o que esperam das formações dos estudantes e que a proposição dos objetivos – gerais e específicos – estejam alinhados aos perfis profissionais que estes esperam produzir, constituindo profissionais capazes de atuar como professores de Geografia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Carolina Araújo Michielin, Université de l'État de santa catarina

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Université de l'État de santa catarina

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Références

COSTA E SILVA, Géssica Peniche. Identidade profissional docente face às políticas e reformas curriculares para a formação de professores. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 10., 2011, Curitiba. Anais [...] Curitiba: Puc-PR, 2011. p. 7847-7861.

FURG. Universidade Federal do Rio Grande. Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento da Graduação. Projeto político pedagógico do curso (pppc) de geografia licenciatura. Rio Grande: FURG, 2019.

GHEDIN, Evandro. A pesquisa como eixo interdisciplinar no estágio e a formação do professor pesquisador-reflexivo. In: GHEDIN, Evandro. Olhar de Professor, Periódicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio -Teixeira – INEP, Ponta Grossa, v. 7, n. 2, p. 57-76, 2004.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 3. ed. rev. e ampl. – Ijuí: Ed. Unijuí, 2016. 264 p. (Coleção educação em ciências)

SILVA, Francisco das Chagas Rodrigues da. Diretrizes curriculares de formação inicial de professores de geografia no brasil: contextos e processos de produção. In: ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, 15., 2015, Havana/Cuba. Anais [...]. [S.l.]: Observatorio Geográfico de América Latina, 2015.Tema: Por una América Latina unida y sustentable.

SOUSA, Daniele Ferreira de; SILVA, Cirlande Cabral da. Trabalho e identidade: reflexão sobre a constituição da identidade docente enquanto elemento de transformação social. Educitec, Manaus, v. 5, n. 12, p. 89-99, dez. 2019.

UDESC/FAED, Universidade do Estado de Santa Catarina/Centro de Ciências Humanas e da Educação. Departamento de Geografia. Projeto pedagógico do curso de graduação em geografia – licenciatura. Florianópolis: UDESC, 2013.

UEM. Universidade Estadual de Maringá. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Projeto pedagógico do curso de graduação em geografia. Maringá: UEM, 2016.

VEIGA, Ilma Passos da. Educação básica e educação superior: projeto político pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

Téléchargements

Publiée

2022-08-31

Comment citer

MICHIELIN, Carolina Araújo; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. A constituição da identidade docente a partir dos PPCs dos cursos de Geografia licenciatura da região Sul do Brasil. PerCursos, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 369–394, 2022. DOI: 10.5965/1984724623522022369. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/21865. Acesso em: 4 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles d’Appel Constant