OS MANUAIS DE DIDÁTICA DA HISTÓRIA E A CONSTITUIÇÃO DE UMA EPISTEMOLOGIA DA DIDÁTICA DA HISTÓRIA<em>THE HISTORY DIDACTIC MANUALS AND THE CONSTITUTION OF AN EPISTEMOLOGY OF THE DIDACTICS OF HISTORY</em>
Résumé
Este artigo parte da existência do código disciplinar da Didática da História desde Urban (2009) e Schmidt (2004, 2005, 2008a, 2008b, 2008c, 2009), objetivando compreender elementos da epistemologia desta disciplina na relação entre Didática da História e Teoria da História. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a Teoria da História e os saberes pedagógicos na constituição da Didática da História em três manuais: Didática e Prática de Ensino de História, de Selva Guimarães Fonseca (2003); Ensinar História, de Marlene Cainelli e Maria Auxiliadora Schmidt (2004); Ensino de História: fundamentos e métodos, de Circe Maria Fernandez Bittencourt (2004). Metodologicamente, o trabalho partiu da leitura dos materiais empíricos tendo como base o conceito de Didática da História de Rüsen (2007), no sentido de analisar a constituição epistemológica da disciplina de Didática da História e a sua relação com a Teoria da História. Este trabalho pretende contribuir para as discussões sobre a disciplina de Didática da História, bem como sobre a relação entre a Teoria da História e o ensino de História através dos manuais analisados.
Palavras-chaves: Didática da História. Manuais de Didática da História. Ensino de História.
Abstract
This article begins with the premise of the existence of the subject of History Didactics based on Urban (2009) and Schmidt (2004, 2005, 2008a, 2008b, 2008c, 2009), to understand elements of epistemology of this subject in the relation between the Didactics of History and Theory of History. Thus, the purpose of this study is to analyze the relation between the Theory of History and the pedagogical knowledge in the constitution of the Didactics of History in three manuals: Didática e Prática de Ensino de História (Didactics and Practice of Teaching History), by Selva Guimarães Fonseca (2003); Ensinar História (Teaching History), by Marlene Cainelli and Maria Auxiliadora Schmidt (2004); Ensino de História: fundamentos e métodos (Teaching History: foundations and methods), by Circe Maria Fernandez Bittencourt (2004). Methodologically, the study began with the reading of the empirical materials based on the concept of the Didactics of History by Rüsen (2007) in the sense of analyzing the epistemological constitution of the subject of Didactics of History and its relation to the Theory of History. The purpose of this study is to contribute towards the discussions on the subject of Didactics of History, as well as the relation between the Theory of History and teaching of History through the manuals analyzed.
Key Words: Didactics of History. History Didactic Manuals. Teaching History.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence