Educação do Campo no ensino superior: o caso da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984724620432019271Résumé
Este trabalho apresenta algumas experiências do curso Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Sociais e Humanas – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Laranjeiras do Sul, Paraná. O curso é resultado das políticas públicas de ampliação e interiorização do ensino superior público no Brasil, no início do século XXI. A pesquisa foi realizada por meio de revisão teórica e estudo dos marcos normativos da Educação do Campo no Brasil, realização de entrevistas com os(as) estudantes, observação participante e consulta aos dados de registros dos acadêmicos, disponibilizados pela secretaria do curso e pela Assessoria de Assuntos Estudantis. O resultado revela o acesso, a permanência e a conclusão do ensino superior a um público que, historicamente, teve o seu direito à educação negado no Brasil, como os indígenas e os camponeses. Constataram-se, também, os novos conhecimentos agregados, os aprendizados revelados pelos(as) estudantes e a importância da pedagogia da alternância para a conclusão do curso.
Palavras-chave: Educação do Campo. Pedagogia da alternância. Direito à educação
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