O protagonismo do PIBID no processo de letramento literário

Auteurs

  • Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias Professora da rede estadual de ensino SEED/PR.
  • Ana Paula Franco Nobile Brandileone Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.
  • Vanderléia da Silva Oliveira Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724618382017134

Résumé

Este texto objetiva trazer à luz duas propostas de sequências didáticas desenvolvidas em escolas da Educação Básica da rede pública do Paraná, planejadas com intuito de favorecer o letramento literário. O trabalho com o texto literário em sala de aula apresenta-se, muitas vezes, como um desafio para o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Além de se deparar com alunos pouco interessados nesse tipo de leitura, ainda enfrenta insegurança quanto à metodologia mais eficaz para que a atividade desenvolvida não se torne mera aula de história da literatura, mas sim que ofereça um ambiente que propicie a formação de leitores críticos e desperte o prazer pelo texto literário, tornando a leitura um hábito que favoreça o letramento literário. Considerando estes apontamentos, o PIBID-Letras - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-CAPES, desenvolvido na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP, campus de Cornélio Procópio), procura contribuir para o processo de letramento literário, buscando amparo teórico e metodológico nos estudos de Rildo Cosson (2009). Em 2015, duas escolas Estaduais no município de Cornélio Procópio, Paraná, foram contempladas com a intervenção do Programa. Para a efetivação da proposta de trabalho, foram realizados encontros semanais, tendo como pauta nas sessões, estudos voltados à formação para a prática docente, com ênfase no processo para o letramento literário, envolvendo professores e graduandos de Letras da UENP-CCP e professores da Educação Básica.

 

Palavras-chave: Formação Docente. PIBID. Letramento Literário.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ieda Maria Sorgi Pinhaz Elias, Professora da rede estadual de ensino SEED/PR.

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Professora da rede estadual de ensino SEED/PR.

Ana Paula Franco Nobile Brandileone, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Doutora em Letras pela Univ. Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – Unesp/Assis. Professora da Univ. Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Vanderléia da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Doutora em Letras pela Univ. Estadual de Londrina - UEL.  Professora da Univ. Estadual do Norte do Paraná - UENP.

Téléchargements

Publiée

2017-12-19

Comment citer

ELIAS, Ieda Maria Sorgi Pinhaz; BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile; OLIVEIRA, Vanderléia da Silva. O protagonismo do PIBID no processo de letramento literário. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 134–151, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017134. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017134. Acesso em: 21 nov. 2024.