Ensino de história para alunos surdos: a construção de conhecimento histórico a partir de sequências didáticas

Auteurs

  • Patricia Bastos de Azevedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.
  • Camilla Oliveira Mattos Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e do município de Seropédica.

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724618382017112

Résumé

O presente artigo tem por objetivo analisar a construção de um material didático (sequência didática) voltado para o ensino de tempo histórico para surdos. Nesta seara operamos conceitualmente com quatro campos do conhecimento, em especial: tempo histórico, surdez, linguagem e letramento. Entendendo como fundamental o respeito à cultura surda, sobretudo no que diz respeito à sua língua, a Língua Brasileira de Sinais – Libras, todo o material histórico produzido foi construído em Libras, utilizando imagens e vídeos, materiais estes que, devido ao caráter visual, acreditamos serem os mais adequados para o ensino de História para crianças surdas. Tendo estas preocupações como ponto de partida, construímos uma sequência didática articulada em quatro eixos: ferramentas do tempo, medição temporal, distinção entre tempo histórico e tempo natural e, por fim, permanências e rupturas no tempo. Ressaltamos que neste material todo o conhecimento histórico foi construído em Libras, com o auxílio de uma intérprete, possibilitando o letramento destes alunos surdos. Este material é fruto de pesquisa empreendida no Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Tempo Histórico. Surdez. Libras. Letramento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Patricia Bastos de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.  

Camilla Oliveira Mattos, Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e do município de Seropédica.

Mestra em Ensino de História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Professora da rede estadual do Rio de Janeiro e do município de Seropédica. 

 

Téléchargements

Publiée

2017-12-19

Comment citer

AZEVEDO, Patricia Bastos de; MATTOS, Camilla Oliveira. Ensino de história para alunos surdos: a construção de conhecimento histórico a partir de sequências didáticas. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 112–133, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017112. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017112. Acesso em: 21 nov. 2024.