Indígenas em contexto urbano e o ensino de História

Auteurs

  • Thais Elisa Silva da Silveira Prefeitura de Duque de Caxias.

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724618382017087

Résumé

Este artigo apresenta um trabalho desenvolvido no mestrado profissional em ensino de História (ProfHistória) entre 2014 e 2016. Reflexões sobre a finalidade da História e de seu ensino, a memória e os conceitos de “dever de memória” e “dever de História” serviram como base para se pensar uma realidade quase invisível na região metropolitana do Rio de Janeiro: a presença de indígenas e seus descendentes no contexto urbano. A crença de que o ensino de História pode ser um instrumento de questionamento de paradigmas pautados pela colonialidade necessário para romper com visões estereotipadas e preconceituosas comuns entre a população em geral sobre as populações indígenas, que não permite, por exemplo, a compreensão de indígenas vivendo nas cidades, e de que a visibilidade é um primeiro passo para propiciar uma educação intercultural, motivou a criação de dois materiais pedagógicos que ajudam no cumprimento da lei 11.645/08.  O primeiro é uma exposição itinerante com o tema “os indígenas e as cidades”, que já tem circulado em algumas escolas públicas da região; e o segundo, um caderno de atividades que traz a oportunidade de pensar os indígenas no contexto urbano em diversas temporalidades.

 

Palavras-chave: Índios. Ensino de História. Rio de Janeiro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Thais Elisa Silva da Silveira, Prefeitura de Duque de Caxias.

Mestre em Ensino de História - ProfHistória pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro -  UERJ. Professora de História da Prefeitura de Duque de Caxias.

Téléchargements

Publiée

2017-12-19

Comment citer

SILVEIRA, Thais Elisa Silva da. Indígenas em contexto urbano e o ensino de História. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 87–111, 2017. DOI: 10.5965/1984724618382017087. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017087. Acesso em: 21 nov. 2024.