Ensino superior, PIBID e formação continuada na educação básica: primeiras aproximações

Auteurs

  • Ortenila Sopelsa
  • Regina Oneda Mello

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724618362017277

Résumé

O estudo investigou o Ensino Superior e o PIBID na formação continuada na Educação Básica, bem como questões relacionadas aos estudantes que participam do PIBID em sua formação inicial. O programa insere-se no contexto das políticas públicas de formação docente, possibilita a articulação entre os conhecimentos teóricos e a prática pedagógica. A pesquisa qualitativa, de cunho exploratório na metodologia de análise de conteúdo envolveu cinco professores supervisores; cinco acadêmicos bolsistas; e três coordenadores de área. Os autores principais que fundamentam este estudo foram Candau (2011), Nóvoa (2009), Tardif e Lessard (2008) no que concerne à necessidade da articulação entre teoria e prática, bem como Ferreira (2007) e Zabalza (2004), reforçando a importância da formação continuada docente. A coleta efetuada a partir de entrevistas semiestruturadas evidenciou que o PIBID possibilita a aproximação das discussões acadêmicas com as práticas realizadas no contexto escolar. Os envolvidos destacaram a oportunidade de compreender e aprender o exercício da profissão nas relações entre teoria e prática; planejamento e execução das ações pedagógicas; nas reflexões sobre a própria prática e na importância dos espaços coletivos de convivência acadêmica e profissional. O programa rompe paradigmas ultrapassados de formação que valorizam somente a prática ou apenas a teoria. Na percepção dos acadêmicos, foi oportunizada a compreensão do fazer docente, processo complexo que necessita ser percebido como exercício permanente de análise, estudo e reflexão. É necessário aprofundar as questões das práticas exercidas na Educação Superior com vistas à formação docente nos Cursos de Licenciatura e repensar os programas de formação continuada.

 

Palavras-chave: Educação Superior. Programa de Iniciação à Docência-PIBID. Formação Continuada. Educação Básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Ortenila Sopelsa

Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba São Paulo (2002). Pesquisadora e líder do grupo de "Formação Docente e Práticas Educativas", da Unoesc. Desenvolve pesquisas e cursos nas áreas: ensino-aprendizagem, formação docente, teoria e prática.   Pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas em políticas de educação superior da região Sul - GEPPES SUL, cuja sede é na UNOESC campus de Joaçaba. Pesquisadora associada a rede iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior - RIPPES - cuja sede é na UNOESC - Joaçaba, em parceria com Faculdade de Educação da UNICAMP. 

Regina Oneda Mello

 

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina- Unoesc (2013), professora no Curso de Pedagogi, Coordenadora Institucional do Programa de Iniciação à Docência- PIBID e Assessora Pedagógicas da Área das Ciências das Humanidades/ Unoesc. Pesquisadora do grupo de "Formação Docente e Práticas Educativas", da Unoesc, desenvolve pesquisas e cursos nas áreas de ensino-aprendizagem, formação docente, teoria e prática. Pesquisadora associada à rede iberoamericana de pesquisas em políticas e processos de Educação Superior - RIPPES - cuja sede é na UNOESC - Joaçaba, em parceria com Faculdade de Educação da UNICAMP. 

Téléchargements

Publiée

2017-07-12

Comment citer

SOPELSA, Ortenila; ONEDA MELLO, Regina. Ensino superior, PIBID e formação continuada na educação básica: primeiras aproximações. PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 36, p. 277–299, 2017. DOI: 10.5965/1984724618362017277. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618362017277. Acesso em: 17 juill. 2024.