Azul ou rosa: manifestações identitárias de gênero sob o viés normativo do consumo
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984724616302015221Résumé
Pensar no consumo como força que influencia identidades é assumir a importância das peças e campanhas publicitárias na formação dos sujeitos sociais. Com o desejo de pensar algumas questões acerca das identidades de gênero relacionadas ao consumo, foi realizada a análise de imagens que tratam destas temáticas. A partir deste percurso, foi possível perceber que existe uma força no sentido normativo, ou seja, que coloca o sujeito adequado a determinados padrões identitários. O consumo passa a desempenhar, portanto, importante papel na construção do contexto normativo das identidades de gênero. A pesquisa foi desenvolvida a partir de um método teórico analítico e com o objetivo de reconhecer o consumo como tecnologia social de normatização das identidades de gênero. Palavras-chave: Consumo; Comunicação; Gêneros; Normatização.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2015-07-02
Comment citer
KELLER, Daniel; DE ARAUJO, Denise Castilhos. Azul ou rosa: manifestações identitárias de gênero sob o viés normativo do consumo. PerCursos, Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 221–235, 2015. DOI: 10.5965/1984724616302015221. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724616302015221. Acesso em: 22 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Articles d’Appel Constant
Licence