Gênero e embelezamento na educação infantil <em>DOI: 10.5965/1984724614262013125</em>

Auteurs

  • Bianca Salazar Guizzo Universidade Luterana do Brasil

Résumé

O principal objetivo desse artigo é apresentar como as crianças de uma escola pública se valem de algumas práticas corporais para se tornarem belas, de acordo com os padrões que predominam em seus cotidianos. Meninos e meninas preocupam-se com suas aparências e essas preocupações são influenciadas por discursos e imagens aos quais têm acesso através da mídia. Por meio dessa intensa presença de discursos e imagens, as crianças – especialmente as meninas – são encorajadas a investir na modelação de um corpo considerado ideal. No entanto, apesar de meninos e meninas se preocuparem com a aparência, as meninas almejam ter um corpo perfeito como manequins e modelos e elas investem em práticas para serem ou se parecerem com uma. Para as problematizações aqui realizadas, utilizo como referências os Estudos Culturais e de Gênero, em especial os que se aproximam da perspectiva pós-estruturalista de análise.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Bianca Salazar Guizzo, Universidade Luterana do Brasil

Licenciada em Pedagogia (habilitação Educação Infantil), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é pesquisadora e professora de graduação e pós-graduação na Universidade Luterana do Brasil.

Téléchargements

Publiée

2013-08-02

Comment citer

GUIZZO, Bianca Salazar. Gênero e embelezamento na educação infantil <em>DOI: 10.5965/1984724614262013125</em>. PerCursos, Florianópolis, v. 14, n. 26, p. 125–143, 2013. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724614262013125. Acesso em: 22 nov. 2024.