Comunicação visual acessível das mudanças climáticas e seus impactos sobre o patrimônio cultural arqueológico
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984724622492021073Mots-clés :
audiodescrição, patrimônio cultural, mudanças climáticas, IPCC, comunicação visualRésumé
Imagens visuais atraentes podem ser a chave para comunicar com eficácia as mudanças climáticas. Longe de fotos clichês de geleiras derretidas, ursos polares e chaminés, os tópicos do Relatório Especial em 1.5C (SR15) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas contam uma história mais humana e urgente. É preciso ter claro que os efeitos dessas mudanças, sejam por influência antrópica ou como parte de ciclos naturais, são diferentes para cada área geográfica e que provocam e provocarão impactos, de formas e graus distintos sobre cada aspecto da vida, incluindo os bens do patrimônio cultural arqueológico. A presente pesquisa busca mapear como a estratégia proposta pelo Programa Climate Visuals, desenvolvido e elaborado pela Climate Research, pode ser adaptada ao contexto brasileiro, promovendo o acesso ao seu conteúdo também a pessoas com deficiência visual. E, através dessa primeira abordagem, nortear os próximos passos de construção de um material digital que realize uma comunicação visual não apenas atraente, mas também acessível, das mudanças climáticas e seus impactos sobre o patrimônio cultural arqueológico.
Téléchargements
Références
ABRANET. IBGE: 40 milhões de brasileiros não têm acesso à Internet. [São Paulo]: ABRANET, 2021. Disponível em: https://www.abranet.org.br/Noticias/IBGE%3A-40-milhoes-de-brasileiros-nao-tem-acesso-a-Internet-3345.html?UserActiveTemplate=site#.YJu-w7VKhPY. Acesso em: 04 maio 2021.
BASTOS, Maria Inês de Souza Ribeiro. Inclusão digital e social de pessoas com deficiência: textos de referência para monitores de telecentros. Brasília, DF: UNESCO, 2007.
BECHIR, Thaís Fernanda Carvalho. Proposta de revisão da nota técnica nº 21 do MEC com base em critérios da Gramática do design visual. Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras, [S.I.], v. 9, p. 14-23, 2015.
BEZERRA DE ALMEIDA, Marcia. O público e o patrimônio arqueológico: reflexões para a arqueologia pública no Brasil. Habitus, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 275-295, 2003.
BRASIL. Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm. Acesso em: 25 nov. 2020.
BRASIL. Lei 3.924, de 26 de julho de 1961. Dispõe sobre os monumentosrqueológicos e pré-históricos, sendo considerados bens patrimoniais da União. Brasília: Presidência da República, 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/1950-1969/L3924.htm. Acesso em: 25 nov. 2020.
BRASIL. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa, pessoas com deficiência (PcD). Brasília: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 25 nov. 2020.
BRASIL. Decreto nº 9.522, de 8 de outubro de 2018. Promulga o Tratado de Marraqueche para facilitar o acesso a obras publicadas às pessoas cegas, com deficiência visual ou com outras dificuldades para ter acesso ao texto impresso, firmado em Marraqueche, em 27 de junho de 2013. Brasília: Presidência da República, 2018. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/635505115/decreto-9522-18. Acesso em: 29 nov. 2020.
BRASIL. Lei 12.187 de 29 de dezembro de 2009. Institui a política nacional sobre mudança do clima - PNMC e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L12187.htm. Acesso em: 25 nov. 2020.
CAMPOS, Juliano Bitencourt; RODRIGUES, Marian Helen da Silva Gomes; FUNARI, Pedro Paulo Abreu. A multivocalidade da arqueologia pública no Brasil: comunidades, práticas e direito. [Criciúma: Editora UNESC], 2017.
CAMPOS, Luana, MARCHEZINI, Victor, DO AMARAL CUNHA, Ana Paula, GONÇALVES, Demerval Aparecido. A Preservação do Patrimônio Arqueológico frente os Efeitos da Alteração Climática. In: SEMINÁRIO DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO
ARQUEOLÓGICO, 5., 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: MAST, 2019. p. 152-165.
IBGE. Censo 2010: v. 23. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em:http://www. censo2010. ibge. gov. br/. Acesso em: 15 fev. 2020.
CHAPMAN, Daniel, CORNER, Adam, WEBSTER, Robin, MARKOWITZ Ezra. Climate visuals: A mixed methods investigation of public perceptions of climate images in three countries. Global Environmental Change, [s.n.], v. 41, p. 172-182, 2016.
CONNELL, Bettye Rose et al. The principles of universal design. [Raleigh]: NCSU, 1997. Disponível em: https://projects.ncsu.edu/ncsu/design/cud/about_ud/udprinciplestext.htm. Acesso em: 20 nov. 2020.
CORNER, Adam, WEBSTER, Robin, TERIETE, Christian. Climate visuals: seven principles for visual climate change communication (based on international social research). Oxford: Climate Outreach, 2015.
DE JESUS, Patricia Braille. Manual do ledor na perspectiva da audiodescrição: uma proposta de leitura acessível. [S.l.: s.n.], 2020. E-book.
FERCANT & YAHTO CONSULTORIA CIENTÍFICA. Programa de Acessibilidade do Patrimônio Cultural Arqueológico. [S.l.: Fercant & Yahto Consultoria Científica], 2020. Disponível em: https://www.fercant.com.br/copia-acoes-educativas. Acesso em: 20 out. 2020.
ICOMOS et al. Carta de Lausanne, carta para a protecção e gestão do património arqueológico, 1990. Cadernos de Sociomuseologia, Lisboa, v. 15, n. 15, p.11, 1999.
KRESS, Gunther; LEEUWEN, T. Van. Reading images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
LIMA, Francisco Jose de. Introdução aos estudos do roteiro para áudio-descrição: sugestões para a construção de um script anotado. Revista Brasileira de Tradução Visual, Recife, v. 7, n. 7, p. 01-32, 2011.
LIMA, Helena Pinto. Patrimônio para quem? Por uma arqueologia sensível. Revista Habitus-Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 25-38, 2019.
LIMA, Francisco Jose de; LIMA, Rosângela, A. F.; GUEDES, Livia C. Em defesa da Áudio-descrição: contribuições da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Revista Brasileira de Tradução Visual, [s.n.], v. 1, 2009. Disponível em: http://www.rbtv.associadosdainclusao.com.br/. Acesso em: 23 maio 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Nota técnica nº 21 / MEC / SECADI /DPEE: orientações para descrição de imagem na geração de material digital acessível – Mecdaisy. Brasília: DPEE: SACADI: MEC, 2012.
MOTTA, Lívia M. V.; ROMEU FILHO, Paulo (org.). Livro da audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.
NASCIMENTO, Lindiane Faria. A audiodescrição como tecnologia em Livro didático: um guia de orientação aos professores da educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Diversidade e Inclusão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
OKUMURA, Maria Lucia Miyake; CANCIGLIERI JUNIOR, Osiris. Engenharia simultânea e desenvolvimento integrado de produto inclusivo: processo de desenvolvimento integrado de produtos orientados para tecnologia assistiva – proposta de framework conceitual. Saarbrücken, (Germany): OmniScriptum GmbH & Co. KG (NEA), 2014. E-book.
SÁ, Luana Rodrigues da Silva; HUBERT, Lídia; NUNES, Jader de Sousa. Introdução à Audiodescrição. Brasília: FUB, 2020.
SALADINO, Alejandra; CAMPOS, Luana; RODRIGUES-CARVALHO, Claudia. Reflexões sobre a prática arqueológica no Brasil do Século XXI. Revista Habitus-Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 52-69, 2020.
SALTON, Bruna Poletto, AGNOL, Anderson Dall, TURCATTI, Alissa. Manual de acessibilidade em documentos digitais. Bento Gonçalves: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2017. 108 p.
SESANA, Elena, BERTOLIN, Chiara, GAGNON, Alexandre. S.; HUGHES, John. J. Mitigating climate change in the cultural built heritage sector. Climate, [s.n.], v. 7, n. 7, p. 90, 2019.
RIBEIRO, Ligia Maria; BARBOSA, Luciane Maria Molina. Curso básico de audiodescrição: esculpindo imagens com palavras. São Paulo: [s.n.], 01 set. 2020.
RODRIGUES, Leandro. Tecnologia assistiva: o que é e como usar na escola sem saber informática. [S.I.]: Instituto Itard, 2019. Disponível em: https://institutoitard.com.br/tecnologia-assistiva-o-que-e-e-como-usar-na-escola-sem-saber-informatica/. Acesso em: 30 de maio de 2020.
TIZUKA, Michelle Mayumi, RIBEIRO, Aline dos Santos, CANTELE, Fernando Jose, SILVA, Adriana dos Santos. Programa de Acessibilidade do Patrimônio Cultural Arqueológico - primeiras reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE ACESSIBILIDADE
CULTURAL, 8., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: [s.n.], 2020. [no prelo]
WANG, Susie; CORNER, Adam; CHAPMAN, Daniel; MARKOWITZ, Ezra. Public engagement with climate imagery in a changing digital landscape, Wires Climate Change, [S.I.:Wiley Online Library], 2008.
ZUSE, Silvana et al. Tecnologias cerâmicas no alto rio Madeira: síntese, cronologia e perspectivas. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi: Ciências Humanas, Belém, v. 15, n. 2, p. 137-161, 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PerCursos 2021
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.