Metodologia para detecção de áreas socioambientalmente vulneráveis: o caso do distrito do Campeche, no município de Florianópolis – SC, Brasil

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724621462020083

Résumé

A sociedade contemporânea lida constantemente com questões intensas de mudanças climáticas e influências destas em diversas partes do planeta, com diversos reflexos nas regiões costeiras. Minimizar os impactos ambientais e efeitos no ecossistema em áreas zoneadas conceitualmente opostas, então sobrepostas ou limitantes geograficamente, é um desafio para o poder público, seja pelo prisma do planejador, da gestão do território, entre outros agentes do espaço geográfico. É urgente que mecanismos para otimização da identificação dessas áreas sejam pesquisados e promovidos, uma vez que os desdobramentos da passividade desses equívocos ou falhas entre zoneamentos territoriais podem incidir em impactos socioambientais e socioeconômicos incomensuráveis aos atores locais. Esta pesquisa abordará, portanto, um método para a identificação de áreas potenciais de riscos de conflitos socioambientais, alicerçado por técnicas de geoprocessamento, como a análise espacial. O método proposto foi aplicado no distrito do Campeche (Florianópolis – SC), lugar passivo dessas discussões e influenciado (in)diretamente por mudanças climáticas e discussões ambientais.

Palavras-chave: Política ambiental. Gerenciamento costeiro. Planejamento urbano. Análise espacial. Campeche (Florianópolis, SC).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Eduardo Schmidt Longo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestre e Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina - PPGPLAN, FAED/UDESC.

David Valença Dantas, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Oceanografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.  Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Campus Laguna. Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - PPGPLAN, FAED/UDESC.

Téléchargements

Publiée

2020-10-19

Comment citer

SCHMIDT LONGO, Eduardo; VALENÇA DANTAS, David. Metodologia para detecção de áreas socioambientalmente vulneráveis: o caso do distrito do Campeche, no município de Florianópolis – SC, Brasil . PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 083–112, 2020. DOI: 10.5965/1984724621462020083. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/17649. Acesso em: 17 juill. 2024.