Sobre a Produção Científica em Sala de Aula

Auteurs

  • Sylvia Cavalcante UNIFOR

Résumé

Esta reflexão sobre as possibilidades da produção científica em sala de aula, motivada por proposições sobre a necessidade de socialização do conhecimento e o papel da universidade e do professor no aprendizado do aluno, confronta-se com o que se entende usualmente por produção científica. Partindo das dificuldades práticas mais comuns que impedem alunos e professores de se engajarem na produção do conhecimento, apresenta, em linguagem clara, direcionada principalmente aos recém-ingressos na universidade, os passos necessários à construção de conhecimento. Mostra que as etapas da pesquisa científica – escolha do tema, revisão bibliográfica, análise e interpretação dos dados e relatório final – precisam ser articuladas através da reflexão e que esta se realiza de forma mais efetiva através da escrita, que deve perpassar todo o percurso da investigação para se materializar enquanto produção científica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sylvia Cavalcante, UNIFOR

Sylvia Cavalcante é doutora em Psicologia Ambiental pela Université Louis Pasteur, Strasbourg I, França. Professora titular da Universidade de Fortaleza, leciona na graduação e no Mestrado de Psicologia, onde desenvolve pesquisas sobre as relações pessoa-ambiente. Sylvia Cavalcante é também professora de Psicologia Ambiental na graduação de Arquitetura e Urbanismo da mesma Universidade.

Téléchargements

Publiée

2008-07-09

Comment citer

CAVALCANTE, Sylvia. Sobre a Produção Científica em Sala de Aula. PerCursos, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. p. 50 – 58, 2008. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1577. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles d’Appel Constant