BRASIL, QUAL É O SEU LUGAR? A imagem do Brasil em livros didáticos latino-americanos<em>BRAZIL, WHICH PLACE DO YOU BELONG? Brazil image in latin american textbooks</em>
Résumé
Este artigo versa sobre as representações iconográficas de Brasil, construídas e divulgadas em livros didáticos latino-americanos de História, tomando por base um exemplar argentino (1996) e um colombiano (2003). A intenção é investigar se contribuem para a construção de representações do país como parte cultural integrante da América Latina. O presente trabalho se fundamenta em Chartier (1990), Manguel (2001) e Choppin (2004), que consideram o livro didático simultaneamente objeto cultural e fonte desta pesquisa.
Palavras-Chave: Representação. Livro Didático. Ensino de História. América Latina.
Abstract
This article deals with Brazil image disclosed in textbooks of Latin American History. The intention is to investigate whether they contribute to the construction of the country representations as cultural part of Latin America. Considering the textbook both as object and cultural source of this research because of its multitude of functions and its importance to the teaching of History, this work is based on Chartier (1990), Manguel (2001) and Choppin (2004).
Keywords: Representation. Textbook. Teaching of History. Latin America.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence