O currículo que interessa às classes populares<br>A Curicullum of Interest to the Lower Classes

Auteurs

  • Nadir Esperança Azibeiro

Résumé

Este ensaio apresenta uma reflexão que vem sendo desenvolvida, no âmbito da pesquisa de doutoramento da autora, a partir da experiência no Programa Entrelaços do Saber, que articula projetos de ensino, pesquisa e extensão. Não se trata de um relato de experiência, mas da busca da formulação de referenciais para o ensino e formação de educadores a partir da reflexão sobre a experiência. Olhando pessoas e comunidades de periferia não do ponto de vista da carência, mas sim da intensidade de seus sonhos e desejos,e na busca da construção de uma proposta de educação intercultural que incorpore a pluralidade de histórias, culturas e linguagens dos grupos populares, chegou-se à reflexão sobre a produção subalterna do outro na modernidade ocidental e à opção ético-político-epistemológica pela desconstrução das subalternidades como possibilidade de encontrar outras formas de pensar e agir que des-colonizem ao invés de continuar produzindo dominações e exclusões.

Palavras-chave: Educação Intercultural. Formação de Educadores. Desconstrução das Subalternidades.

Abstract: This essay presents considerations that have been developed during the author’s doctoral research, based on an experience with the “Interwoven Knowledge Program”, which links teaching, research and extension projects. It is not a portrait of the experience, but an effort to formulate references for the teaching  and training of educaters,based on a reflection about this experience. The people and communities in the periphery were seen not from a perspective of their need, but from the ;intensity of their dreams and desires. From an effort to construct a proposal for intercultural education that incorporates the plurality of histories, cultures and languages of the popular groups, a reflection is made on the subaltern production of the other in Western modernity. The ethical-political epistemological option to deconstruct subalternities is seen as a possibility to find other forms of thinking and acting that decolonize these populations instead of reproducing domination and exclusion.

Key Words: Intercultural Education. Training of Educaters.Deconstruction of subalternities.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2006-11-09

Comment citer

ESPERANÇA AZIBEIRO, Nadir. O currículo que interessa às classes populares<br>A Curicullum of Interest to the Lower Classes. PerCursos, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2006. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1447. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles d’Appel Constant