Integralismo e escolas em Blumenau: interlocuções obliteradas nas narrativas históricas
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0511Palabras clave:
escolas, integralismo, política, nacionalismoResumen
Durante muito tempo, as escolas de Blumenau não foram investigadas e também nem sempre reconhecidas por articular relações que propiciaram arranjos políticos capazes de influenciar a vida pública. Ao identificar que o integralismo, organizado no município em 1934, esteve presente em escolas por meio de sujeitos vinculados as funções escolares e ao grupo miliciano, foi possível avançar na compreensão sobre os motivos que contribuíram para a ampla valorização da Ação Integralista Brasileira (AIB) em Blumenau. Apesar de ser um movimento interessado na defesa dos elementos nacionais, incentivar a participação de imigrantes e descendentes de alemães como adeptos do integralismo, inclusive daqueles que apenas falavam a língua alemã, parece não ter sido considerado incoerente. Os integralistas João Ehlert e Aristides Largura, respectivamente professor e inspetor escolar, demonstraram entender a importância das relações que puderam ser estabelecidas por meio das escolas para assegurar tanto a ampliação do integralismo entre a população de origem alemã quanto a manutenção da sua referência étnica, frequentemente, não interessada na integração nacional.
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