Os “corpos em aliança” nas intersecções entre o coletivo musical Teto Preto e o contexto da festa Mamba Negra

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0302

Palabras clave:

estudos da performance, música popular, política, Teto Preto, Mamba Negra

Resumen

O presente artigo visa analisar como os “corpos em aliança” se dão nas intersecções entre o texto do grupo musical Teto Preto e o contexto da festa Mamba Negra. Após uma breve apresentação do objeto de análise, apresentamos aspectos principais da “teoria performativa de assembleia”, de Judith Butler, que formam nosso repertório crítico. Na sequência, sob a perspectiva metodológica dos estudos da performance, realizamos uma análise de materiais selecionados da performance do Teto Preto articulando-os às condições performativas da Mamba Negra. Como resultados, destacamos como o grupo vocaliza o contexto da festa, sobretudo, no que diz respeito à união de corpos vulneráveis na luta por reconhecimento político. Além disso, destacamos a estratégia política de construção de espaços destinados ao aparecimento desses corpos que, em coalizão, estabelecem laços de reconhecimento recíproco que os fortalecem na busca por vidas menos precarizadas. A Mamba Negra e o Teto Preto, assim, são um exemplo de uma ação política a partir de estruturas coletivamente construídas e interdependentes, como no formato butleriano de “assembleia”, que ocorre não só nas manifestações de rua e de suas reivindicações políticas, mas também em espaços como o da festa e demais expressões do entretenimento, como a música popular, a dança e os produtos audiovisuais.

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Biografía del autor/a

Renato Gonçalves Ferreira Filho, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Citas

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Publicado

2024-09-13

Cómo citar

FERREIRA FILHO, Renato Gonçalves. Os “corpos em aliança” nas intersecções entre o coletivo musical Teto Preto e o contexto da festa Mamba Negra. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0302, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0302. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25121. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/3 "Canção popular, mercado musical e política no Brasil do século XXI"