O miasma pelo cômodo: sampleagem e neoliberalismo em Makalister

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0307

Palabras clave:

rap, sampleagem, neoliberalismo, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Jair Messias Bolsonaro

Resumen

Este trabalho retoma e expande algumas ideias apresentadas no Trabalho de Conclusão de Curso do autor. São analisados três raps de Makalister: Amores Perros, Quando Observo a Cruz de Folga (Na maratona de queijos e vinhos) e Cartas Que Deixo para o Vento. Observa-se, a partir dessas análises, uma relação entre a frequência de referências a outras formas e o avanço do neoliberalismo no Brasil. Nota-se, entretanto, que a referenciação parece sumir aos poucos, ou, melhor dizendo, vai se tornando cada vez mais sutil, o que também é relacionado, aqui, à transição de Lula para Dilma e, finalmente, para Bolsonaro. Existe uma tendência a formas “sem chão”, que se constituem como “apenas palavras”, mas que, no entanto, são palavras que desafiam o ouvinte, criando fricção, movimento que também se radicaliza aos poucos.

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Biografía del autor/a

Vinícius de Oliveira Prusch, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2024-12-03

Cómo citar

PRUSCH, Vinícius de Oliveira. O miasma pelo cômodo: sampleagem e neoliberalismo em Makalister. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0307, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0307. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25091. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/3 "Canção popular, mercado musical e política no Brasil do século XXI"