A “Carta aos cossacos” – algumas lições sobre pedagogia e prática política

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0214

Palabras clave:

Antonio Gramsci, pedagogia, filosofia

Resumen

Este artigo tem como objetivo abordar lições de pedagogia e prática política na obra do pensador marxista Antonio Gramsci, sobretudo no que diz respeito às reflexões contidas nos Cadernos do Cárcere. O fio condutor do texto é um episódio narrado por John Reed, em seu clássico 10 dias que abalaram o mundo, sobre a capacidade de diálogo dos bolcheviques com outros grupos políticos, mesmo aqueles tidos como potencialmente antagônicos, como os cossacos. A partir daí o texto aborda a relação entre intelectuais e povo, em especial na Itália, e como Gramsci parte da noção de cisão para desenvolver importantes aportes para sua teoria política.

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Biografía del autor/a

Lucas Moura Vieira, Escola Nacional de Administração Pública

Doutor em Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB). Técnico em Assuntos Educacionais da  Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

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Publicado

2024-08-16

Cómo citar

VIEIRA, Lucas Moura. A “Carta aos cossacos” – algumas lições sobre pedagogia e prática política. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0214, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0214. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24672. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"