Educação permanente em saúde na atenção à pessoa idosa: revisão integrativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246242023e0124

Palabras clave:

educação permanente em saúde, atenção primária à saúde, saúde da pessoa idosa

Resumen

O aumento da população idosa alterou o perfil demográfico e epidemiológico da sociedade brasileira com repercussão em todas as políticas públicas. No Sistema Único de Saúde (SUS), isso exige a reorganização dos serviços para responder a diversidade das demandas destinadas à promoção e recuperação da saúde em todos os ciclos de vida. Frente a essa nova realidade é preciso estimular novas aptidões dos profissionais para desenvolverem práticas de cuidados que primem pelos aspectos multidimensionais inerentes à saúde da pessoa idosa. A implementação da Educação Permanente pode favorecer a reconstrução da concepção de saúde da pessoa idosa e a construção de práxis promotora da clínica ampliada, orientada ao atendimento das peculiaridades dessa parcela populacional. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa com objetivo de conhecer a produção científica sobre educação permanente na atenção à saúde do idoso no Brasil, no período de 2004 a 2020, desenvolvida na atenção primária à saúde do SUS. Após análise das produções científicas obtidas em bases de dados multidisciplinares e de ciências de saúde, oito publicações foram selecionadas para este estudo. Resultados: Identificou-se que as mulheres, enfermeiras, afiliadas a instituições de ensino superior, destacam-se no estudo da EPS nas ações de atenção à saúde da pessoa idosa. Observa-se, ainda, exíguo conhecimento dos profissionais sobre o processo de envelhecimento que, associado à sobrecarga de trabalho, à rotatividade dos profissionais da APS, à ausência de priorização da gestão sobre saúde da pessoa idosa e a processos de educação em saúde, dificultam a realização da EPS nos territórios prejudicando o desenvolvimento da clínica ampliada em saúde da população idosa.

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Biografía del autor/a

Jucema Galisa Gomes da Costa, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - SES/RJ

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - SES/RJ.

Michele Nacif Antunes, Universidade Federal do Espiríto Santo - UFES

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espiríto Santo - UFES.

Michele Soltosky Peres, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutora em Linguistica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Citas

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Publicado

2023-07-20

Cómo citar

COSTA, Jucema Galisa Gomes da; ANTUNES, Michele Nacif; PERES, Michele Soltosky. Educação permanente em saúde na atenção à pessoa idosa: revisão integrativa. PerCursos, Florianópolis, v. 24, p. e0124, 2023. DOI: 10.5965/19847246242023e0124. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/22651. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê “A multidimensionalidade das velhices: perspectivas do envelhecimento nas agendas do século XXI”