A articulação da nova direita no Brasil e seus impactos na educação pública

Autores/as

  • Jéferson Silveira Dantas UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724621452020116

Resumen

Assentado em pesquisa bibliográfica, o referido artigo procura discutir a (re)articulação da ‘nova direita brasileira’ em determinadas frações de classe (conservadores, neoliberais autoritários e classe média empreendedora) e de como as mesmas disputam o fundo público, tensionando os processos formativos na Educação Pública em todos os seus níveis e modalidades de ensino, sobretudo aqueles identificados com o escopo teórico e ideológico dessas frações de classe.

Palavras-chave: Conservadores. Neoliberais autoritários e classe média empreendedora. Educação Pública. Processo formativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéferson Silveira Dantas, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Historiador e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor no Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC.

Publicado

2020-07-02

Cómo citar

DANTAS, Jéferson Silveira. A articulação da nova direita no Brasil e seus impactos na educação pública. PerCursos, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 116–139, 2020. DOI: 10.5965/1984724621452020116. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724621452020116. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos Demanda Continuada