Universidade, escola e PIBID – uma interligação de boas práticas pedagógicas vivenciadas em Laguna

Autores/as

  • Tânia Regina da Rocha Unglaub Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Margarete Batista Rodrigues Escola Estadual de Educação Básica Comendador Rocha e Escola Estadual de Educaçõ Básica Saul Ulysséa. Ambas localizadas na cidade de Laguna/SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724619392018266

Resumen

O presente artigo visa apresentar boas práticas pedagógicas vivenciadas na EEB Comendador Rocha, em Laguna/SC, desenvolvidas pelo subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID) da área de Pedagogia a Distância do CEAD/UDESC. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), custeado com recursos do Ministério da Educação através da CAPES, foi criado para contribuir com a melhoria do ensino nos diferentes níveis da educação básica. O PIBID vem sendo desenvolvido nessa escola entre os anos de 2011 e 2015, com atividades pedagógicas centradas na temática de alfabetização e letramento. Durante esses anos houve a participação de mais de 40 bolsistas pertencentes ao curso de Pedagogia a distância, dos quais alguns já se graduaram e estão atuando nas escolas da rede pública. Os bolsistas de Iniciação à Docência (ID) conheceram as dificuldades pedagógicas existentes através da observação em sala de aula, realizaram pesquisa e concretizaram projetos e ações que resultaram na melhoria do ensino e da qualificação profissional desses acadêmicos. Esses bolsistas receberam orientações dos professores supervisores e dos coordenadores de área e esse entrelaçamento trouxe ricas experiências tanto para os educadores envolvidos, quanto para os acadêmicos do curso de Pedagogia a distância, alunos da EEB Comendador Rocha, comunidade lagunense e universidade.  As experiências pedagógicas desse subprojeto estão registradas no blog do PIBID de Laguna e nos relatórios e diários de bordo dos bolsistas de iniciação à docência. Esses documentos serviram como fonte documental para a análise das práticas pedagógicas voltadas para alfabetização e letramento. Percebe-se que essas boas práticas pedagógicas se coadunam com a missão universitária, no sentido da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.

 

Palavras-chave: PIBID. Práticas Pedagógicas. Alfabetização e Letramento. Ensino, Pesquisa e Extensão. Formação de Professores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tânia Regina da Rocha Unglaub, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora Adjunta do quadro de pessoal permanene da UDESC, alocada no Departamenteo de Educação a Distância.  Atua no Mestrado Profissional de Gestão de Unidades de Informação (PPGINFO) e também exerce a funçao de coorednadora de área do PIBID para pedagogia a distância. É licenciada em Pedagogia pela UFPR, Especialista em Metodologia da Educação a Distância pelo SENAC, Mestre em Educação pela UNICAMP, Doutora em História pela UFSC.  Atua na area de Educação, atuando com ênfase nos seguintes temas: metodologia da EAD, formação de professores; história da educação e Estado Novo.

 

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora e Mestre em Linguistica pela UFSC;Liicenciada em Letras-Alemão e bacharel em Letras-Libras , ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina; É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).  Atuou como coordenadora de área do subprojeto PIBID - práticas leitoras multimidiais (2011 a 2014) e do subprojeto PIBID - alfabetização e letramento ( 2014 - 2015)

Margarete Batista Rodrigues, Escola Estadual de Educação Básica Comendador Rocha e Escola Estadual de Educaçõ Básica Saul Ulysséa. Ambas localizadas na cidade de Laguna/SC

Graduação em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) .Atualmente é Professor da ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMENDADOR ROCHA, Professora da ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SAUL ULYSSÉA, Professora da Faculdade Capivari e Supervisora da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Arte

Atua como professora supervisora do PIBID na EEB Comendador Rocha

Publicado

2018-06-14

Cómo citar

UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira; RODRIGUES, Margarete Batista. Universidade, escola e PIBID – uma interligação de boas práticas pedagógicas vivenciadas em Laguna. PerCursos, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 266–290, 2018. DOI: 10.5965/1984724619392018266. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724619392018266. Acesso em: 17 jul. 2024.